Dia Nacional da Consciência Negra foi marcado por atividades culturais e homenagens em Catalão

A Prefeitura através da Fundação Cultural Maria das Dores Campos promoveu na noite da última terça-feira (20), um evento especial marcando o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Na programação apresentações artísticas culturais e até homenagens.

O evento que reuniu mais de 300 pessoas contou com atividades relacionadas a data e ao momento: desfile de beleza afro, apresentações de hip-hop, dança, coral, violino e muito samba. Também aconteceram exposições de pinturas e fotografias e, ao final foi servida uma feijoada para os presentes.

“Nesse dia 20 de novembro, depois de 130 anos da abolição da escravidão, o momento era de comemoração, claro, pelas conquistas, mas sobretudo de reflexão sobre o papel do negro, da cultura negra no nosso país hoje que representa mais de 50% da população. Três pessoas foram homenageadas (Waldete Augusta, Maria Lúcia Ribeiro e Rubens Nei Gomes) pela contribuição que deram à cultural, e no trabalho junto à sociedade catalana em relação à cultura afro brasileira. Foi muito bom e muito importante o município, a Prefeitura através da Fundação Cultural – apesar de não ser feriado na cidade – celebrar e refletir o 20 de novembro oficialmente”, disse Patrícia Castro, Presidente da Fundação Cultural Maria das Dores Campos.

SECOM – Prefeitura de Catalão