Orquestrando a Vida

Sons, cores e valores preencheram cada espaço do Auditório Paulo de Bastos Perillo, da UFG Regional Catalão, na noite de sábado, 16. 
Nem as intempéries pelas quais a cidade foi tomada desde o dia do ensaio geral (15), que deixou a cidade sem energia após um incêndio na subestação de abastecimento elétrico, deu conta de apagar o brilho do espetáculo que estava por vir.
Foi uma noite memorável. Daquelas que a gente sai alimentado, como se a alma tivesse participado de um lauto banquete.
Não havia lugar para assistir em pé. Cada canto, acesso lateral ou qualquer um dos setecentos acentos estavam com uma pessoa que ajudou a dar um som diferente do das vozes e cordas da Orquestra de cordas dedilhadas e coral Nova Vida ao espetáculo.
 Foram aplausos, assovios, gritos,  pedidos de bis …. Sons inesquecíveis. Um coral que se uniu ao da FENOVA cantando junto em cada apresentação onde vozes e cordas levaram o público ao delírio!
As cores, como bem explicou o Maestro daquela noite ímpar,  Joel Souza, foram além das cores dos som, linguagem comum entre músicos que traz um significado especial à extensão de cada nota musical em instrumentos diferentes.
As cores nas camisetas da Orquestra, resgatando o significado da logomarca da Fundação. As cores nos detalhes da decoração. Cores de cada timbre vocal e de cada acorde dedilhado e acompanhado dos instrumentos convidados da noite como os de percussão, como a  bateria, a sua suavidade da  flauta e a delicadeza dos teclados.
E o quê dizer dos valores? Escritos em papéis na forma de aviões e que foram arremessados ao público através das mãos dos pequenos músicos,  levaram frases que a gente procura pra definir amor, amizade, fraternidade, respeito, esperança, ética…entre tantos outros valores que a FENOVA entende como premissas para a formação de um cidadão de bem.
Foram dez músicas (e o bis) executadas ao extremo da excelência; dez momentos em que foi possível reconhecer a grandeza desse projeto social e cultural chamado resumidamente de Orquestra e Coral Nova Vida.
A hora em que cada pai e mãe, familiar ou amigo reconhece a mudança na criança e no adolescente ao dedilhar as cordas ou soltar a voz no Coral.
Um momento em que cada convidado da comunidade percebe a relevância de ter dentro de uma entidade como a FENOVA, à beira dos trinta anos, um Projeto de quinze, fruto de amor e do relacionamento entre a  instituição e as necessidades e anseios de fazer algo para que o futuro seja diferente.
E, sem dúvida, a garantia expressa à cada um dos patrocinadores jurídicos e físicos de que o investimento via legislação de incentivo não poderia estar tão bem alocado. Cada centavo gasto ao longo do ano, cuja destinação pode ser avaliada no Portal da Transparência, se transforma em resultados plausíveis quando se torna possível ver e ouvir mais de duzentas crianças, unidas, demostrando o que é Orquestrar a Vida.
Por mais longo que seja o texto ou mais perfeita que seja a foto,   não terão cumprido a missão de retratar a mágica que acontece quando a Orquestra se apresenta.
Nem  se reforçasse as palavras do Joel Souza,  Maestro à frente da direção musical e artística do Projeto, que por inúmeras vezes compartilhou o êxito com os músicos professores,  coordenação e equipe FENOVA, nem assim daria pra entender o que aconteceu entre aquelas quatro paredes, não coube, saiu pelas portas e invadiu a cidade com um sentimento que não se compra, mas se troca com abraços.
Uma noite de gentilezas, como a expressão do rosto dos intérpretes de LIBRAS, que descreveram cada palavra, casa letra das músicas, como se contassem um segredinho ao coração dos que não podem ouvir.
Aos que compareceram, a FENOVA agradece imensamente e já reforça o convite para surpreender- se em 2018. E estendemos o convite à comunidade que não pode compartilhar essa magia conosco. Que venham em  2018 e apaixonem-se!
É sempre possível assistir  todas as apresentações da Orquestra gratuitamente.
O evento de encerramento anual do Projeto,  que em 2017 foi apresentada pelo Ministério da Cultura e Fenova, sob incentivo da Lei Rouanet, Pronac 163553, com a parceria da UFG Regional Catalão, contou com o patrocínio de pessoas físicas e das empresas – via renúncia fiscal – CMOC Internacional Brasil Niobras e Copebras, AgroSuporte, MGO Rodovias, John Deere, TriSolo.
Deise Pasquarelli MTB 01841
Assessoria de Imprensa no Projeto 2017