Augusto Netto Carneiro

Filho de Pedro Netto Carneiro Leão e Henriqueta Cristina da Silveira Netto, Augusto Netto Carneiro foi Intendente Municipal do Catalão de 1927 a 1929 e dedicou toda sua vida a nossa cidade. De acordo com a professora Maria das Dores Campos, a Mariazinha, em sua obra “Catalão: Estudo Histórico e Geográfico”, Augusto Netto Carneiro ocupou vários cargos públicos de importância, destacando-se sempre por grande prudência e compreensão em todos os seus atos. Foi presidente do Conselho Municipal por volta de 1910, ocasião esta em que Catalão atravessou uma fase de grande desenvolvimento econômico e social. Ocupou por largo período o cargo de juiz municipal, tornando-se o protótipo do juiz, pois era um homem sensato, amante da justiça, sereno e tranquilo, de porte altivo e sóbrio, amigo de todos. Mariazinha relata ainda que, em sua administração benéfica e eficiente e cuidou de problemas econômicos e sociais. “Construiu o nosso jardim (Praça Getúlio Vargas), apesar do município, naquela época, dispor de uma arrecadação diminuta. Foi o nosso jardim publico considerado o melhor do Estado de Goiás com uma bonita e perfeita iluminação embutida que pela deficiência de energia elétrica precisou ser abandonada e modificada”, conta a professora em sua obra.

20150713_151701DSC_0505

Augusto Netto Carneiro militou politicamente ao lado do líder Alfredo Paranhos e com a morte do mesmo, tornou-se orientador politico da tradicional família Netto. Isso aconteceu pelo fato de Augusto ser o mais velho entre os irmãos: José Netto Carneiro, Emerenciana Netto Ferreira, Benjamin Netto Carneiro, Maria Benvinda Netto Paranhos, Joaquim Netto Carneiro, Mario de Cerqueira Netto, João de Cerqueira Netto e Felicidade Netto de Campos.

Politico que sempre agia como elemento pacificador, Augusto Netto Carneiro, foi dono de uma mocidade prospera financeiramente, mas empobreceu com a politica. Dona Mariazinha ressalta que, mesmo sem recursos materiais, nunca perdeu e sim aumentou ainda mais seu valor moral e administrativo ocupando vários cargos importantes. “Teve por muitos anos, grande força politica em suas mãos, sendo um fiel e dedicado correligionário do eminente e prestigioso Leopoldo de Bulhões que foi Ministro da Fazenda. Porem, mesmo com tantas possibilidades para enriquecer, morreu pobre, não legando à sua família, sinão um nome honrado e uma vida impoluta”.

Augusto morreu em 1929, quando ainda ocupava o cargo de Intendente Municipal, mas seu prestigio político teve continuidade através de alguns irmãos.

Ao ser construída por Augusto Netto Carneiro, a Praça Getúlio Vargas, ganhou o nome de Praça Eugênio Caiado Jardim.

A Praça Getúlio Vargas na década de 1930

 

LastScan023

 

301 027

 

LastScan011

 

LastScan15

 

Praca Getulio Vargas Vista Principal Coreto Ano de 1999

 

Scan0009

 

Scan0008

 

,klmjiohnih

 

PRAÇA GETÚLIO VARGAS ENTRE 1946 OU 1950