Decreto estabelece medidas de prevenção ao coronavírus (covid-19) no município de Catalão

A Prefeitura de Catalão definiu os procedimentos a serem adotados para a prevenção do coronavírus (Covid-19) no município, através do decreto 2040/2020 embasado nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelos profissionais especializados da Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, fica decretada situação de emergência na saúde pública em catalão pelo prazo de 180 dias. O documento deve ser publicado na edição desta terça-feira (17) do Diário Oficial do Município.

O decreto dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus. A medida leva em consideração a existência de pandemia da doença declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até esta terça-feira, nenhum caso de coronavírus foi confirmado em Catalão. Até então todos os casos testados foram negativados. Apenas um aguardando resultado.

Entre as determinações previstas no decreto estão a suspensão pelos próximos 15 dias (podendo ser prorrogado): todos os eventos públicos e privados de qualquer natureza, inclusive aqueles realizados no âmbito do Centro de Convivência da Terceira Idade; visitação a pacientes internados em unidades hospitalares com diagnóstico de coronavírus; aulas escolares nas unidades de ensino públicas e privadas, inclusive nas universidades, cursos técnicos e de extensão e ainda aquelas realizadas no âmbito da Secretaria Municipal de Esporte, Fundação Cultural Maria das Dores campos e Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA) e funcionamento do Restaurante Popular.

O município também recomenda que eventos esportivos realizados no município sejam executados de portões fechados para acesso ao público e determina que nas feiras livres sejam seguidas todas as normas de higienização emitidas pela autoridade sanitária.

O decreto estabelece que a suspensão das aulas na rede de ensino público/privada seja compreendida como antecipação de férias escolares do mês de julho/2020 (tendo início a partir do dia 17 de março). Fica determinado também que qualquer servidor público, empregado público ou contratado por empresa que presta serviço para o município, que apresentar febre e/ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade de respirar e batimento das asas nasais) ou que tenha retornado de viagem internacional, do estado de São Paulo e do estado do Rio de Janeiro, nos últimos dez dias, deverá permanecer em casa pelo prazo de 15 dias a adotar o regime de teletrabalho, conforme orientação da chefia imediata.

Além disso, no plano de contingência para a epidemia do novo coronavírus, o município por meio da secretaria municipal de Saúde, deve priorizar atendimentos respiratórios, em detrimento aos agendamentos e deve alterar a rotina de recepção na UPA, reduzindo o tempo de espera e impedindo aglomeração por casos não urgentes.

Lembrando que outras medidas poderão ser adotadas pelo município para enfrentar a situação de emergência.

“Com tudo isso, o que podemos dizer é que todas as unidades de saúde de Catalão estão preparadas para atender e combater o coronavírus. Nossas equipes em todos os departamentos da administração pública municipal estão alinhadas e trabalhando juntas no enfrentamento dessa situação que é mundial. É uma medida de prevenção que precisamos tomar para evitar que a doença se espalhe pela cidade. Um ato responsável e que atende todas as recomendações feitas até o momento pelas autoridades em saúde. Entendemos que a prevenção é o único remédio e representa um ato tão importante na vida de cada um de nós. Vamos continuar vigilantes, trabalhando e pedimos a compreensão de todos”, disse o Prefeito Adib Elias.

ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

 

 

 

BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:

Endereço: Rua Nilo Margon Vaz, 200, Centro, Catalão – GO, 75701150.
Highlights info row image (64) 3411-6994