300 anos da história de Catalão-GO

Sessão solene da Câmara Municipal e Academia Catalana de Letras comemora os 300 anos da fundação de Catalão

 

Com alguns anos de história a mais que duas cidades goianas reconhecidamente antigas – Pirenópolis e Cidade de Goiás, Catalão completou, em 2022, 300 anos de fundação. O marco desse fato histórico foi a identificação de uma cruz de madeira deixada pelo bandeirante Anhanguera no município, datada com o ano 1722. A mesma cruz foi, mais tarde, levada para a antiga capital do Estado (Cidade de Goiás) onde permanece até hoje.

 

A data foi festejada pela Academia Catalana de Letras e Câmara Municipal de Catalão que realizaram, nesta quarta-feira (24), uma sessão solene. “A solenidade tem o objetivo de perpetuar na memória dos catalanos a importância histórica de Catalão para Goiás e o Brasil”, disse Luiz Estevam, presidente da ACL.

 

Título de Honra ao Mérito Cultural

A cerimônia também homenageou duas personalidades que muito contribuíram com a cultura no município: o ex-prefeito de Catalão, Haley Margon Vaz e o atual prefeito, Adib Elias. Os dois foram agraciados com o Título de Honra ao Mérito Cultural e Sócio Benemérito da Academia Catalana de Letras.

“Uma honra receber um título tão importante. Receber essa honraria me estimula a trabalhar ainda mais por Catalão. Nas minhas contribuições ligadas à cultura, me inspiro em duas pessoas queridas que não estão mais entre nós: minha mãe Ivete Fayad Elias, que gostava muito de ler livros, e no meu irmão, o diretor de teatro Marcos Fayad”, disse Adib Elias.

Haley Margon lembrou que, quando prefeito, na década de 1980, foi “pressionado” por Marcos Bueno, Prof. Chaud, Maria das Dores Campos e Cornélio Ramos para criar a Casa da Cultura, que anos mais tarde tornou-se a Fundação Cultura Maria das Dores Campos. “Após me convencerem da importância dessa criação e, da minha fala ser interrompida com o barulho do trem-de-ferro carregado de minério passando ao lado da Prefeitura, eu disse: a riqueza material um dia acaba, a Cultura não!”

 

Algumas contribuições de Adib Elias para a Cultura

-Museu Cornélio Ramos

-Biblioteca Digital

-Sede definitiva da Academia Catalana de Letras

-Reconstrução do obelisco do Centenário (Praça Getúlio Vargas)

-Apoio à Literatura – Projeto anual “Catalão em Prosa e Verso”

 

Algumas contribuições de Haley Margon para a Cultura

-Criação da Casa da Cultura (hoje Fundação Cultural)

-Escola Agrícola de Catalão

-Viabilização do Campus da UFG de Catalão

-Viabilização da TV Pirapitinga (hoje TV Anhanguera)

-Ampliação da UFCat (terreno da Medicina)

-Criação do Instituto João Margon Vaz

 

SECOM – Prefeitura de Catalão