Religiosidade e cultura marcam Cavalhadas em São Francisco de Goiás

Sexta cidade do Circuito 2025 viu o comércio se movimentar nos dois dias do evento que tem 175 anos de tradição

Foto: Michelly Matos

Religiosidade e cultura marcaram os dois dias de Cavalhadas em São Francisco de Goiás, no último final de semana (14 e 15 de junho). A encenação da batalha entre mouros e cristãos, uma tradição local que remonta ao ano de 1850, reuniu centenas de pessoas no campo da cidade, impulsionando o comércio local, aquecido também pela Festa do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município.

São Francisco é a sexta cidade no calendário do Circuito das Cavalhadas 2025 e também contou com recursos do Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para realização do evento. Ao todo, para os 15 municípios que fazem parte do calendário deste ano, foram disponibilizados R$ 4,4 milhões.

Segundo o prefeito Cleuton Timbó, com o apoio do governo estadual, São Francisco de Goiás tem conseguido, a cada ano, melhorar cada vez mais as Cavalhadas, dando continuidade a uma festa que junta as famílias e que completa 175 anos. “A gente agradece ao governador Ronaldo Caiado por tudo que tem feito à nossa cultura e também à secretária Yara Nunes [Secult], que tem nos ajudado muito”, ressaltou.

Em São Francisco, um dos pontos altos do evento é o desfile que precede as carreiras entre mouros e cristãos. Fieis católicos percorrem as principais ruas da cidade com imagens sacras e outros adornos cristãos, rumo ao Campo das Cavalhadas, integrando toda a comunidade e dando mais significado à festa.  

Essa característica é vista pelo prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor, com que as Cavalhadas em São Francisco e em sua cidade sejam completas. “Porque tem religiosidade e tem a parte folclórica e cultural. O Circuito das Cavalhadas nos garante que esse evento possa crescer cada vez mais a cada ano”, comentou o mandatário.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Bruno Peixoto, disse estar satisfeito em fazer parte de uma festa tão linda e que mantém viva as tradições de Goiás. “Parabéns à secretária Yara e ao governador Caiado. A população pode contar com os deputados para aprovar matérias de importância para a cultura de Goiás”, afirmou.

O deputado estadual Coronel Adailton, presidente da Comissão de Turismo da Alego, também reafirmou seu empenho para a continuidade do crescimento das Cavalhadas. “Tenho a obrigação de acompanhar de perto, mas não apenas assistir, mas enviar recursos e ajudar o prefeito a realizar esse evento magnífico de um circuito criado sob a orientação do nosso governador”, explicou o parlamentar.

O deputado estadual Amilton Filho demonstrou contentamento em ver a população presente em São Francisco de Goiás, em uma festa organizada e feita para todos, uma das maiores expressões da cultura goiana. “A história de São Francisco é permeada pela história da Cavalhada, algo muito tradicional, e me sinto em casa aqui. Parabenizo o prefeito por essa bela festa”, frisou.