Santo Antônio do Rio Verde:Coronel Henrique da Veiga Jardim

Por Alexandre Carlos da Silva Teixeira

Coronel Henrique Ernesto da Veiga Jardim

Fonte: https://www.familysearch.org/pt

Coronel Henrique da Veiga Jardim (Henrique Ernesto Veiga Jardim) nasceu na Cidade de Goiás, filho de José Joaquim da Veiga Valle (1806-1874) e Joaquina Porfíria Jardim. Coronel Henrique é descendente de um ramo familiar de grande destaque no estado de Goiás, principalmente do final do século XIX e início do século XX, a destacar o seu primo de 1º grau, José Leopoldo de Bulhões Jardim (Leopoldo de Bulhões) que esteve diretamente ligado à Revolução de 1909, aliás, não somente Leopoldo Bulhões, mas a família Jardim.

Henrique da Veiga Jardim, seguindo os passos de seu pai, por muitos anos dedicou-se às artes de escultura e pintura, sendo mestre renomado, foi por muitos anos administrador da Recebedoria de Santo Antônio do Rio Verde, a contar com exatidão durante os anos de 1894 à 1904 e 1910 à 1913, mas já atuava no distrito pelo menos desde 1890, momento em que foi membro de uma comissão censitária conforme pesquisa em jornais da época:

22/11/1890: Henrique da Veiga Jardim, Fortunato Mathias da Silva e Vicente Vieira Martins foram nomeados para a comissão censitária de SARV.

O administrador citado residiu em Santo Antônio do Rio Verde por longos anos juntamente com a sua família, os quais também exerciam alguma função nas diversas agências da Recebedoria de Santo Antônio do Rio Verde. Henrique da Veiga tinha uma residência próximo à Igreja Católica em Santo Antônio do Rio Verde, que foi vendida no final da década de 1910, momento em que possivelmente mudou-se para Catalão e posteriormente para a cidade de Goiás. A mudança para Catalão deu-se em virtude de seu filho, João da Veiga jardim, ter sido eleito para Intendente Municipal de Catalão. A venda da casa é descrita por Pe. Murah Rannier Peixoto Vaz no Livro Apóstolos dos Sertões:

Em 9 de novembro de 1917, o Pe. Gabino Cabrera escreve a Dom Prudêncio comunicando que havia vendido o “capão de Sto. Antônio do Rio-Verde”, obtendo por ele 2:500$000, e que havia comprado uma casa de esquina que pertenceu ao Cel. Henrique, para servir de casa Paroquial de Santo Antônio do Rio Verde, pelo valor de 1:500$000, faltando ainda receber a escritura.

Henrique da Veiga foi líder político em Catalão, presidindo o Partido Democrata, conforme relatado na 92ª edição da Revista Porta Vip:

Alguns anos mais tarde o capitão Carlos Andrade foi assassinado de forma brutal na cadeia pública. Elyseu da Cunha fugiu com seu filho Isaac, e José Maria passou a liderar sozinho a oposição na cidade. Contudo, dez anos mais tarde Elyseu retornou ao Catalão e devido as voltas que a política dá, assumiu a cadeira de intendente. Com isso, conseguiram acabar com a era Paranhos no município. Em 02 de fevereiro de 1911 estava reunido o Partido Democrata, no qual José Maria ocupava o cargo de vice do presidente Henrique da Veiga Jardim. Partido esse que alcançou a vitória no dia 06 de março daquele mesmo ano contra a oposição local com 423 votos.

João da Veiga Jardim, natural de Cuiabá- MT, era filho de Henrique da Veiga Jardim com Eduiges de Arruda Pereira (18??-1897, natural de Poconé-MT). João da Veiga Jardim residiu em Santo Antônio do Rio Verde e foi Intendente Municipal de Catalão entre 1912 e 1919.

O Coronel era casado com Eduiges de Arruda Pereira que faleceu em 1897 em Santo Antônio do Rio Verde, viúvo, casou-se pela segunda vez com Maria Augusta Vieira
(18??-1930), natural de Santo Antônio do Rio Verde, filha de Vicente Martins Vieira e Franquelina Vieira.

Filhos do 1º casamento: José Joaquim da Veiga Jardim, João da Veiga Jardim (ex-intendente de Catalão), Raphael da Veiga Jardim (Agente do correio e encarregado do telégrafo de SARV), Henrique da Veiga Jardim Filho (Agente fiscal no Portos dos Freires e Porto Faustino Lemes), Ranulpho da Veiga Jardim, Raul da Veiga Jardim. (Voz do Povo (GO))

Filhos do 2º casamento: Maria Isabel da Veiga Jardim (Sinhá), casada com Antônio Benedicto Ramos Jubé.

O Coronel Veiga faleceu em 12 de janeiro de 1933, na Cidade de Goiás, vitimado por um ataque de gripe pulmonar.

12/01/1933: Faleceu na capital de Goiás, aos 84 anos, o Coronel Henrique da Veiga Jardim, o mesmo viveu longos anos em SARV, sendo Administrador da Recebedoria de SARV. (Voz do Povo (GO))