Circuito Liberdade ultrapassa a marca de 50 integrantes, incorpora empreendimentos criativos e se consolida como maior complexo cultural da América Latina 

O crescimento foi de 60% desde abril, com inclusão de 21 novos espaços; o feito foi anunciado em coletiva na manhã desta quarta (5/11), no Palácio das Artes

Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta (5/11), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e Fundação Clóvis Salgado (FCS), anunciou o marco histórico de expansão do Circuito Liberdade. O complexo ultrapassou a marca de 50 integrantes, entre museus, espaços de cultura e turismo e, agora, empreendimentos de economia criativa. De abril até este mês, a rede cresceu 60%, com adição de 21 instituições novatas, consolidando-se como o maior complexo cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina.

 

A conquista chega no ano em que o ecossistema cultural comemora 15 anos. Na ocasião, foi lançado também o vídeo promocional, criado com o intuito de apresentar e divulgar a rede nos espaços integrantes e em ações de promoção turística desenvolvidas pela SECULT-MG.

 

Cultura e desenvolvimento

 

Em 15 anos, o Circuito Liberdade se firmou como rede promotora de cultura, articulando programação e promovendo eventos construídos colaborativamente. Atualmente, ele volta seu foco também aos empreendimentos criativos, que fortalecem a cultura e o turismo, enquanto promovem desenvolvimento econômico. “O Circuito Liberdade é a expressão viva da força criativa de Minas. Ao integrar cultura, turismo e negócios, conectamos arte, inovação e desenvolvimento econômico. Essa expansão mostra que a cultura é também um motor de prosperidade e liberdade empreendedora”, afirma Bárbara Botega, secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

 

Para Sérgio Rodrigo Reis, presidente da FCS e coordenador-geral do Circuito Liberdade, acelerar a expansão da rede vem de sua nova diretriz. “Nosso objetivo é que o Circuito sintonize o maior número de espaços de cultura, turismo e economia criativa dentro do perímetro da Avenida do Contorno. Queremos que a rede seja sinônimo da experiência cultural dos belo-horizontinos e de quem visita nossa cidade, e essa tarefa vem se realizando a passos largos, concretizados agora na cerimônia de boas-vindas aos novos integrantes”, afirma.

 

Articulação

 

No evento, o coordenador-executivo do Circuito Liberdade, Lucas Amorim, apresentou os critérios de adesão para que outros interessados possam se integrar ao ecossistema. “Conduzimos um processo de escuta e articulação com os espaços pioneiros, que resultou na consolidação do Regimento Interno que nos deu base para buscar espaços alinhados à proposta do Circuito Liberdade: conectar arte, cultura, criatividade e desenvolvimento. Com critérios claros e transparentes, e uma gestão documental permanente, queremos que mais espaços e empreendimentos criativos se integrem”, afirma Lucas Amorim.

 

Aumento de público

 

Desde 2020, o Circuito Liberdade é compreendido por toda a região circunscrita pela Avenida do Contorno. Em constante expansão, o complexo percebe, desde o início do ano, um aumento expressivo de público. Somente no primeiro semestre de 2025, mais de 3,7 milhões de pessoas participaram de atividades da rede, um crescimento de cerca de 70% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado consolida o Circuito como um dos principais destinos culturais e turísticos de Minas Gerais e do país.

 

Até setembro, os espaços integrantes promoveram mais de 17 mil atividades, a maioria gratuitas, entre eventos presenciais e online. Destaques da programação incluem a Virada da Liberdade, Ritos da Fé Mineira, Bitita – Festa da Palavra, Primavera dos Livros, Minas Junina e o espetáculo Alceu Valença Orquestra Ouro Preto, além da Semana do Patrimônio e da Primavera dos Museus.

 

Para o fim do ano, estão previstos novos eventos de grande alcance, como a III Jornada de Educação em Museus, com foco na promoção da Consciência Negra, e o tradicional Natal da Mineiridade, que ilumina a Praça da Liberdade e a Avenida João Pinheiro. A celebração reforça o papel do Circuito como um espaço vivo de cultura, memória e criatividade que segue crescendo muito além da Praça da Liberdade, conectando toda a região da capital, a partir do território dentro da Avenida do Contorno, que irradia cultura em Belo Horizonte.

 

Novos integrantes

 

Café com Letras

Casa Gamela Criativa

Casa Rosada Gasmig Minas

Casa Una

Centro de Memória da Faculdade Ciências Médicas

Clube de Jazz

Colégio Arnaldo

Delegacia de Eventos e de Proteção ao Turista (Casa Amarela)

Elena – Escola Livre de Estudos da Narração Artística

ESMU – Escola de Música UEMG

Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Memória do Judiciário Mineiro

Mercado Novo

Mitre Galeria

Museu da Força Expedicionária Brasileira

P7 Criativo

Plataforma Verbo Gentileza

PUC Minas Lourdes

SESC Mercado das Flores

SESC Palladium

Teatro da Cidade

 

Apresentação dos novos integrantes

 

Apresentação Circuito Liberdade e novos integrantes.pdf

 

Cartilha de integração

 

Cartilha – Integração ao Circuito Liberdade.pdf

Fotos da coletiva – Créditos: Paulo Lacerda