Comissão de Ética do MDB absolve Adib Elias

Prefeito era acusado de ferir estatuto do MDB ao declarar apoio a governadoriável Ronaldo Caiado. Para membros de Conselho de Ética somente a Convenção pode definir qual caminho tomar

Adib Elias (MDB), prefeito de Catalão, defende que o partido apoie Ronaldo Caiado, do DEM, para o governo de Goiás

Por Hélmiton Prateado

 

A Comissão de Ética do MDB de Catalão julgou improcedente a representação contra o prefeito Adib Elias que declarou publicamente apoio ao senador Ronaldo Caiado para governador do Estado. A decisão foi proferida em reunião da Comissão na última terça-feira, 3. A representação havia sido formulada no Diretório Estadual, mas a competência é do segmento municipal, o que remeteu o assunto para Catalão. Adib Elias pode exercer seu direito de defesa e argumentou que o apoio a candidato ao governo por outra legenda não fere a ética partidária nem o Estatuto do MDB. O próprio relator do processo, Luiz Carlos Jorge Dahas, emitiu parecer pela improcedência do pedido, considerando que a manifestação de Adib Elias não feriu a ética partidária. O presidente da Comissão de Ética, Leonardo Santa Cecília, lembrou que até agora não há qualquer candidatura homologada em Convenção. Ele lembrou ainda que há outras lideranças do partido, além de Adib Elias, que defendem a proposta de que o MDB se coligue ao DEM, partido do pré-candidato Ronaldo Caiado, e mencionou ainda que “nas últimas eleições estaduais, tal coligação MDB/DEM foi efetivada tendo conquistado a cadeira de senador, justamente ocupada por Ronaldo Caiado”.

FOTO: Comissão de Ética do MDB pacificou entendimento de que Adb Elias não feriu a ética partidária

Um integrante do Conselho de Ética do Diretório Estadual foi consultado para ajudar na formulação da decisão e orientou os integrantes a observarem outros casos semelhantes. “O MDB já participou de governos do PSDB, como no caso do presidente Fernando Henrique Cardoso em que Iris Rezende foi ministro, já cedeu integrantes para o secretariado de Marconi Perillo e assim por diante”. Esse consultor frisou que a única instância capaz de definir qual rumo o partido irá tomar no processo eleitoral é a Convenção e que até agora isso não ocorreu. Adib Elias comemorou a vitória na Comissão de Ética e ressaltou que seu objetivo foi ampliar o debate democrático e exercer sua função de liderança em importante cidade de Goiás. “Quero apenas assegurar o direito democrático de livre expressão dos filiados, no sentido de apresentar alternativas à candidatura própria do MDB ao governo de Goiás”, finalizou.

Leia mais no Falando a Verdade! http://www.falandoaverdade.com.br/comissao-de-etica-do-mdb-absolve-adib-elias/