Arte, feminilidade e conexão transformam espaços públicos em Goiânia

Projeto “Tribalidades em Movimento” oferece oficinas e apresentações gratuitas com linguagem acessível e foco no coletivo feminino

Misturando elementos do flamenco, danças indianas e da tradicional dança do ventre, o Estilo Tribal — uma linguagem contemporânea, coletiva e ancestral — começa a conquistar seu espaço em Goiânia por meio do projeto “Tribalidades em Movimento”, com atividades formativas a partir deste domingo (27/4).

A iniciativa é realizada pela companhia Anhuma Tribal, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) — mecanismo operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) — e acontece de abril a setembro, com oficinas e apresentações gratuitas que promovem o acesso à cultura, à arte e ao sentimento de pertencimento por meio da dança.

Mais do que uma prática corporal, o Estilo Tribal representa um movimento de cocriação, improviso e fortalecimento feminino. Segundo Larissa Elias, idealizadora do projeto e diretora da Anhuma Tribal, “cada apresentação é única e surge da conexão entre as dançarinas no presente. É um resgate de presença, de corpo e de tempo”.

As oficinas são voltadas para mulheres de todas as idades, com atividades que vão desde a introdução aos snujs (instrumentos metálicos tocados pelas bailarinas) até práticas de consciência corporal e ateliês coreográficos do estilo Tribal Fusion. Todas as atividades são gratuitas e contam com interpretação em Libras.

Além dos encontros formativos, o público poderá assistir a duas apresentações ao ar livre, seguidas de bate-papo sobre a linguagem tribal e suas raízes, nos parques Fonte Nova e Bosque dos Buritis.

Sobre a Companhia Anhuma Tribal

Fundada por Larissa Elias, bailarina e pesquisadora da linguagem tribal desde 2007, a companhia é uma das pioneiras do estilo no Centro-Oeste. A Anhuma Tribal atua com foco na valorização da potência feminina por meio da arte, da dança e da construção coletiva.

Programação gratuita

Oficinas – “Som e Movimento”

Data: 27/04, e dias 25 e 29/06 – 15h

World Group Center – Setor Jaó – Alameda Pampulha, 1773

Workshop – “Dança e Consciência Corporal”

Data: 16/06 – 19h

World Group Center – Setor Jaó

Workshop – “Conexão em Movimento”

Data: 31/08 – 16h

World Group Center – Setor Jaó

Ateliê Coreográfico de Tribal Fusion

Data: 08, 10, 15, 17 e 22/09 – 19h

 World Group Center – Setor Jaó

Apresentações públicas

Data:  08/07 – 16h –  Parque Fonte Nova

Data: 03/08 – 10h – Bosque dos Buritis

Fotos: Divulgação