Cia Corpo na Contramão promove inclusão sensorial e oficinas gratuitas para jovens em Goiânia

Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de agosto. Projeto convida artistas e adolescentes para vivências que ampliam o acesso à arte e à diversidade sensorial

A arte como território de inclusão, sensibilidade e transformação é a proposta do projeto “Todos os Sentidos”, realizado pela Cia Corpo na Contramão, que está com inscrições abertas até 15 de agosto. A iniciativa busca obras finalizadas ou em processo de criação nas áreas de poesia, dança, teatro e performance, que dialoguem com a diversidade sensorial e com práticas inclusivas no fazer artístico.

A ação é promovida com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). O projeto reafirma o compromisso da Cia Corpo na Contramão com a democratização da arte e o fortalecimento de um cenário cultural mais diverso, sensível e inclusivo.

Com foco na formação colaborativa, os artistas selecionados participarão de oficinas e palestras voltadas à ressignificação dos trabalhos inscritos, priorizando estratégias de acessibilidade e inclusão, como audiodescrição, Libras e outras linguagens sensoriais. As criações serão exibidas na Mostra Todos os Sentidos, prevista para acontecer no dia 6 de dezembro, no espaço Esparta Arte e Cultura, em Goiânia. Cada participante receberá ajuda de custo no valor de R$ 500.

As inscrições podem ser feitas por meio do link disponível no perfil da companhia no Instagram: @ciacorponacontramao. O resultado da curadoria será divulgado em 25 de agosto, e as oficinas acorrerão entre os dias 1º de setembro e 29 de outubro, sempre às segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h.

Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário online, anexando uma carta de intenção, um vídeo da obra ou processo criativo, além de outras informações relevantes para a avaliação da banca.

Além da mostra e das oficinas artísticas, o projeto também oferece uma oficina gratuita de K-Pop, conduzida pela coreógrafa Kamilla Martins, entre os dias 18 e 30 de agosto, no mesmo espaço. Voltada especialmente para adolescentes, a oficina reserva vagas para alunos de escolas públicas e propõe uma imersão no universo performático do K-Pop, com foco em presença cênica, lipsync e expressão corporal. Os encontros ocorrerão das 14h às 15h30, totalizando 10 encontros.

Fotos: Divulgação