Cine Cultura exibe clássico restaurado e dois lançamentos nesta quinta (17/4)

Filme: Cidade dos Sonhos

Sala também oferece sessões gratuitas com produções goianas e debate sobre o cinema novo

O Cine Cultura terá três estreias imperdíveis para os amantes da sétima arte nesta quinta-feira (17/4). Entre os destaques estão um clássico do cinema moderno em versão restaurada, uma homenagem poética ao amor pelo cinema e uma reflexão íntima sobre o tempo e a amizade. A programação da semana também inclui duas sessões gratuitas, valorizando o cinema goiano e a crítica cinematográfica.

Na tela, o cultuado Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive). Aclamado como o melhor filme do século XXI pela BBC, o enigmático clássico de David Lynch retorna às telonas em uma versão restaurada em 4K, oferecendo ao público uma nova imersão no universo surreal que consagrou o diretor. Um marco do cinema contemporâneo, Cidade dos Sonhos continua a intrigar e fascinar gerações de espectadores com sua narrativa fragmentada e atmosfera onírica.

Outra atração da semana é Loucos por Cinema! (Filmo Mania), o mais recente trabalho do premiado diretor francês Arnaud Desplechin, com participação especial do ator Mathieu Amalric. Exibido no Festival de Cannes 2024, o filme mistura ficção e documentário para construir uma verdadeira declaração de amor ao cinema, a partir das memórias pessoais do diretor. Sensível, divertido e emocionante, o longa celebra o ato coletivo de assistir a um filme na sala escura.

Amizade, novo longa do premiado cineasta brasileiro Cao Guimarães teve sua estreia internacional no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA), na mostra Signed. Ao longo de 30 anos, o diretor registrou momentos íntimos e espontâneos ao lado de amigos artistas. O resultado é um mosaico audiovisual afetivo, composto por imagens em Super8, 35mm, arquivos digitais e até fitas de secretária eletrônica. Um filme sobre o passar do tempo, o convívio e a beleza da vida cotidiana.

Fechando a trilogia, o longa Amizade, do cineasta brasileiro Cao Guimarães, que teve sua estreia internacional no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA), na prestigiada mostra Signed. Ao longo de 30 anos, Guimarães registrou momentos íntimos e espontâneos ao lado de amigos artistas. O resultado é um mosaico audiovisual afetivo, composto por imagens em Super8, 35mm, arquivos digitais e até fitas de secretária eletrônica. Um filme sobre o passar do tempo, o convívio e a beleza da vida cotidiana.

Lançamentos com sessões gratuitas

Também na quinta-feira, dia 17, às 20h, o Cine Cultura realiza o lançamento de duas produções goianas: o curta-metragem Noites de Hábitos Noturnos, de Daniel Calil e Valéria Braga, seguido da exibição do longa Uma Rosa e um Cartão, Por Favor, dirigido por Aline Willik.

Já no dia 23 de abril, acontece a terceira edição da Sessão Iluminar, que promove uma análise crítica da obra de Glauber Rocha e sua importância para o movimento do Cinema Novo brasileiro. A sessão contará com comentários do professor Rodrigo Cássio (UFG), do crítico e pesquisador Thiago Rabelo e do curador Fabrício Cordeiro.

Na grade da sala seguem em exibição os longas O Vazio de Domingo à TardeAs Aventuras de Uma Francesa Na Coreia, Oeste Outra Vez, Bituca,e Onda Nova.  O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles, na Praça Cívica, com sessões diárias. O valor do ingresso é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com pagamento em dinheiro ou via PIX. Às segundas-feiras, todos pagam meia.

Sinopses

Bituca (2025, Brasil, 10 anos, 110 min, dir: Flávia Moraes)

Documentário que parte da turnê de despedida do artista Milton Nascimento, um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos, para entender a complexidade simples de sua obra e da alma brasileira.

Oeste Outra Vez (2025, Brasil, 14 anos, 97 min, dir: Érico Rassi)

No sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.

Cidade dos Sonhos (2001, EUA, 16 anos, 147 min, dir: David Lynch)

Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória. Ao lado de Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz, Rita buscará por pistas e respostas a respeito de sua identidade.

Encontro Com o Ditador (2025, Camboja, 14 anos, 112 min, dir: Rithy Panh)

Três jornalistas franceses viajam para o Camboja em 1978, após receberem um convite do ditador Pol Pot e de seu regime Khmer Vermelho, embarcando numa perigosa aventura.

Onda Nova (1983, Brasil, 18 anos, 103 min, dir: José Antônio Garcia e Ícaro Martins)

O filme retrata um grupo de meninas que forma um time de futebol em meio à regulamentação do esporte feminino no Brasil. Com apoio de jogadores como Casagrande, Pitta e Wladimir, elas enfrentam preconceitos e desafios pessoais. Censurado por quase um ano, o filme retorna às telas 40 anos depois, restaurado em 4K.

As Aventuras de Uma Francesa Na Coreia (2025, Coreia do Sul, 14 anos, 90 min, dir: Hong Sang-soo)

Iris é uma mulher de meia idade que, mergulhada em dificuldades financeiras e sem rumo em Seul, passa a ensinar francês para duas mulheres sul coreanas.

O Vazio De Domingo à Tarde (2024, Brasil, 16 anos, 96 min, dir: Gustavo Galvão) Mônica é uma atriz em crise com a superexposição da vida de celebridade. A jovem Kelly não sabe disso quando tenta falar com ela, em vão, na saída de uma filmagem, no interior de Goiás. Kelly não desanima e decide encontrar sua musa novamente.

Loucos Por Cinema! (2025, França, 12 anos, 88 min, dir: Arnaud Desplechin)

Buscando celebrar os cinemas e sua magia diversificada, o cineasta segue os passos do jovem Paul Dédalus — seu alter ego — para narrar a história do seu amadurecimento como cinéfilo. Memórias, ficção e descobertas se misturam num fluxo irrefreável de imagens cinematográficas.

Amizade (2025, Brasil, 14 anos, 85 min, dir: Cao Guimarães)

O filme é um mosaico de momentos domésticos gravados em diversos formatos, desde telas de computador a filmes Super8 e 35mm até fitas cassete e fitas antigas de secretárias eletrônicas. Esses rabiscos audiovisuais são ora poéticos, ora banais, ora profundos, tristes ou desinibidamente alegres. Acima de tudo, são uma celebração sobre passar tempo juntos e envelhecer.

Noites de Hábitos Noturnos (2025, Brasil-GO, 12 anos, 15 min, dir: Daniel Calil e Valéria Braga)

Enquanto a pandemia insistia em perdurar, um espetáculo de teatro era adaptado para uma obra audiovisual. O que restou daquelas noites foram ilhas flutuantes, memórias e hábitos.

Uma rosa e Um Cartão, Por Favor (2025, Brasil-GO, 12 anos, 82 min, dir: Aline Willik)

Seis histórias ligadas entre si por uma nota de 10 reais na qual está escrito “Sem coragem você não vale nada!” Esta nota vai caminhando de mão em mão numa corrente de estímulo a atos de coragem insana que irão mudar a vida de seus donos para sempre.

Confira a programação de 17 a 23/04

Dia 17/04 – Quinta-feira

14h – Amizade (14 anos)

15h50 – O Vazio de Domingo à Tarde (16 anos)

17h50 – Loucos Por Cinema! (12 anos)

20h – Lançamento: Curta goiano Noites de Hábitos Noturnos (15 Min, 14 anos) + Longa Goiano Uma Rosa e Um Cartão, Por Favor, (82 min, 12 anos)

Dia 18/04 – Sexta-feira

14h30 – As Aventuras de Uma Francesa Na Coreia (14 anos)

16h30 – Oeste Outra Vez (14 anos)

18h45 – Cidade dos Sonhos (16 anos)

Dia 19/04 – Sábado

13h40 – Bituca (10 anos)

16h – Loucos Por Cinema! (12 anos)

17h50 – Amizade (14 anos)

19h30 – Cidade dos Sonhos (16 anos)

Dia 20/04 – Domingo

14h – Loucos Por Cinema! (12 anos)

15h55 – Oeste Outra Vez (14 anos)

17h55 – As Aventuras De Uma Francesa Na Coreia (14 anos)

19h45 – Onda Nova (18 anos)

Dia 21/04 – Segunda-feira

15h – As Aventuras De Uma Francesa Na Coreia (14 anos)

17h – Cidade dos Sonhos (16 anos)

19h50 – Encontro Com o Ditador (14 anos)

Dia 22/04 – Terça-feira

14h – O Vazio de Domingo à Tarde (16 anos)

16h – Amizade (14 anos)

17h50 – Oeste Outra Vez (14 anos)

19h50 – Bituca (10 anos) – última sessão

Dia 23/04 – Quarta-feira

14h – Sessão Iluminar: Glauber Rocha e o Cinema Novo brasileiro (14 anos) – análise dos filmes de Glauber Rocha pelo professor Rodrigo Cássio (UFG), pelo crítico e pesquisador Thiago Rabelo e pelo curador Fabrício Cordeiro

17h  – Encontro Com o Ditador (14 anos)

19h15 – Cidade dos Sonhos (16 anos)

Fotos: Divulgação