Cine Cultura exibe estreias nacionais e clássico de John Ford

Um dos destaques da semana é o documentário que retrata a vida e a obra do Rei do Baião, Luiz Gonzaga

O Cine Cultura apresenta, a partir desta quinta-feira (21/8), duas estreias e uma sessão dedicada a um clássico do cinema. O destaque da semana é o longa-metragem “Luiz Gonzaga – Légua Tirana”, dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho. O filme retrata a vida e a obra do Rei do Baião, explorando sua infância e juventude no Nordeste, além da relação com os mitos que moldaram sua identidade artística e cultural.

Na sexta-feira (22/8), a novidade é a produção brasileira “Nada”, longa dirigido por Adriano Guimarães. O drama intimista conduz a protagonista a um mergulho nas memórias de infância ao retornar à fazenda da família para enfrentar os mistérios de sua própria história.

Já no sábado (23/8), a série Clássico do Cultura exibe “Domínio dos Bárbaros (1947)”, dos diretores John Ford e Emilio Fernández, que retrata a perseguição ao último padre remanescente em Tabasco, no México, em meio às políticas anticlericais da época.

Além das estreias e da sessão especial, títulos já em cartaz, como “Paterno”, “Tijolo por Tijolo” e “Cazuza, Boas Novas”, seguem em cartaz na programação, ampliando as opções para o público.

O Cine Cultura está localizado no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica, e conta com uma cafeteria para atender os visitantes. Ingressos para sessões pagas são vendidos na bilheteria, com pagamento em dinheiro ou via Pix. A bilheteria abre 30 minutos antes das sessões em dias úteis e uma hora antes nos fins de semana e feriados. Sessões gratuitas são indicadas na programação. Às segundas-feiras, todos pagam meia-entrada.

Sinopses
Uma Bela Vida (2025, França, 14 anos, 100 min, dir: Costa-Gavras)
O filme traz o encontro entre o renomado filósofo Fabrice e Augustin, um médico especializado em cuidados paliativos. Através das histórias dos pacientes, Fabrice descobre as diferentes formas de lidar com a vida e a morte.

Tijolo Por Tijolo (2025, EUA, 12 anos, 103 min, dir: Victória Álvares e Quentin Delaroche)
No Ibura, periferia do Recife, Cris tem a impressão de que tudo está por um fio. Ela e o marido perderam os empregos no início da pandemia de Covid e também a casa em que moravam com três crianças pequenas, por risco de desabamento. Grávida do quarto filho e em busca de uma laqueadura, ela trabalha como microinfluenciadora digital enquanto tenta reestruturar a vida.

Luiz Gonzaga – Légua Tirana (2025, Brasil, 14 anos, 114 min, dir: Diogo Fontes e Marcos Carvalho)
O filme retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento. Focando em sua infância e adolescência, o filme explora as profundas conexões entre o artista em formação e os mitos que moldaram a cultura nordestina.

Paterno (2025, Brasil, 12 anos, 110 min, dir: Marcelo Lordello)
Na trama, para erguer seu edifício mais ambicioso, Sérgio depende da herança do pai, Heitor, que encontra-se em estado terminal. Ao descobrir um segredo guardado há décadas, o arquiteto inicia uma busca obsessiva pelo passado paterno que desconstrói todas as suas certezas – pessoais, profissionais e morais.

Cloud – Nuvem de Vingança (2025, Japão, 16 anos, 124 min, dir: Kiyoshi Kurosawa)
Buscando lucro rápido, um jovem revende online diversos produtos baratos por preços elevados, o que acaba gerando insatisfação entre seus clientes. Conforme o descontentamento cresce, alguns clientes decidem se vingar, levando-o a enfrentar uma série de eventos misteriosos e ameaçadores que colocam sua vida em risco.

Cazuza, Boas Novas (2025, Brasil, 14 anos, 91 min, dir: Nilo Romero e Roberto Moret)
O documentário retrata um dos períodos mais intensos, produtivos e simbólicos da trajetória de Cazuza. Entre 1987 e o início de 1989, mesmo enfrentando o diagnóstico de AIDS e um agravamento severo de saúde, o cantor e compositor viveu uma explosão criativa: lançou três álbuns, foi premiado diversas vezes e realizou mais de 40 apresentações com o espetáculo O Tempo Não Para, que se tornaria um dos marcos de sua carreira.

Estranho Caminho (2023, Brasil, 14 anos, 87 min, dir: Guto Parente)
O roteiro gira em torno de um jovem cineasta que visita sua cidade natal e é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia. Ele precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do reencontro, coisas estranhas começam a acontecer.

Iracema – Uma Transa Amazônica (1974, Brasil, 16 anos, 97 min, dir: Jorge Bodanzky)
A narrativa acompanha a jovem Iracema (Edna de Cássia) e sua jornada pela Rodovia Transamazônica, uma estrada que, em 1974, simbolizava o otimismo da propaganda militar. Ao lado de Tião Brasil Grande (Paulo Cesar Pereio), ela embarca em uma jornada que a tira das ruas de Belém e a leva para o interior da floresta amazônica.

Nada (2025, Brasil, 12 anos, 92 min, dir: Adriano Guimarães)
Na obra, Ana está montando uma exposição de suas obras de arte quando é forçada a retornar à fazenda onde passou sua infância. Tereza, sua irmã, foi atingida por uma doença enigmática que altera seus estados de consciência. Durante a estadia no local, Ana se vê tendo que enfrentar os mistérios da própria memória.

Domínio dos Bárbaros (1947, EUA, 12 anos, 100 min, dir: John Ford e Emilio Fernández)
O longa traz um embate entre políticas anticatólicas e anticlericais no estado mexicano de Tabasco que levam o governo revolucionário a perseguir o último padre remanescente no estado.

Confira a programação de 21 a 27/08

Dia 21/08 – Quinta-feira
14h30 – Paterno (12 anos)
16h45 – Uma Bela Vida (14 anos)
19h – Luiz Gonzaga – Légua Tirana (14 anos)

Dia 22/08 – Sexta-feira
15h – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)
17h – Nada (12 anos)
19h – Luiz Gonzaga – Légua Tirana (14 anos)

Dia 23/08 – Sábado
14h – Clássico do Cultura: Domínio dos Bárbaros (12 anos)
16h45 – Tijolo Por Tijolo (12 anos)
19h – Cloud – Nuvem de Vingança (16 anos)

Dia 24/08 – Domingo
14h – Uma Bela Vida (14 anos)
16h – Luiz Gonzaga – Légua Tirana (14 anos)
18h10 – Cazuza, Boas Novas (14 anos)
20h – Nada (12 anos)

Dia 25/08 – Segunda-feira
14h30 – Luiz Gonzaga – Légua Tirana (14 anos)
17h – Tijolo Por Tijolo (12 anos)
19h15 – Paterno (12 anos)

Dia 26/08 – Terça-feira
14h – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)
16h – Nada (12 anos)
17h50 – Estranho Caminho (14 anos)
19h45 – Uma Bela Vida (14 anos)

Dia 27/08 – Quarta-feira
14h – Cazuza, Boas Novas (14 anos)
15h50 – Paterno (12 anos)
18h – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)
20h – Tijolo Por Tijolo (12 anos)

Fotos: Divulgação