Começa a Semana do Artesão Goiano

Ao lado do secretário da Retomada e interino de Cultura, César Moura, primeira-dama participa da abertura oficial do evento com ampla programação até próxima sexta-feira (19/03). Também foi lançado selo postal comemorativo do artesanato goiano, envolvendo Retomada, Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e Correios

Coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, e secretário de Estado da Retomada, César Moura, durante abertura da Semana do Artesão Goiano: programação gratuita e on-line para dar visibilidade ao setor durante pandemia

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, abriu oficialmente, nesta segunda-feira (15/3), a Semana do Artesão Goiano. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, o evento on-line segue com ampla programação até a próxima sexta-feira, 19 de março. A data tem um motivo especial: é quando se comemora o dia mundial do artesão. “O trabalho do governador é valorizar nossa cultura e mostrar ao Brasil e ao mundo o que Goiás tem de melhor. O artesanato é parte fundamental, pois são essas mãos que constroem nosso futuro e valorizam nossa história”, destacou a primeira-dama.

Na solenidade, também virtual, Gracinha Caiado esteve acompanhada pelo titular da Retomada e interino da Secretaria de Estado de Cultura  (Secult), César Moura, que lançou um selo postal comemorativo do artesanato goiano. “Agora todo artesão goiano vai poder despachar sua obra ou encomenda para o Brasil ou para fora, utilizando esse selo, que é o primeiro de muitos”, explicou Moura. “Vamos fazer anualmente um selo, em parceria com os Correios, para valorizar o artesanato goiano”, completou, ao lembrar que a iniciativa ainda envolve o GPS.

Tanto a semana quanto o selo são algumas das várias atividades desenvolvidas pelo Executivo estadual para fortalecer o setor neste momento de pandemia. Gracinha reiterou que o governador Ronaldo Caiado entende que não se pode esperar para salvar o microempresário, incentivar a geração de renda e de empregos. “Precisamos nos reinventar, encontrar caminhos, construir pontes e superar obstáculos. E não podemos fazer isso sozinhos”, comentou a coordenadora do GPS. “Estamos aprendendo novos jeitos de trabalhar e comunicar. É papel do governo ajudar aos empresários, especialmente os pequenos, para que tenham apoio neste momento”, completou.

No entanto, não é de agora que o artesanato recebe a atenção do Estado. “No ano passado, quando César Moura e eu estivemos em Olhos D’Água, capital do artesanato em Goiás, tínhamos tantos planos para esse nosso encontro de hoje”, recordou-se a primeira-dama. “Desde quando começamos a organizar o SAG [Sistema do Artesanato de Goiás], planejávamos realizar um grande evento presencial, com exposições dos nossos artesãos para que as pessoas pudessem visitar e conhecer de perto os produtos. Infelizmente, vivemos hoje o pior momento da pandemia no Brasil. Por isso, é preciso muito cuidado”, ponderou, ao falar sobre o cumprimento dos protocolos sanitários.

O secretário César Moura acrescentou que a Semana do Artesão serve para deixar os artistas “mais empoderados, confiantes e unidos”.
Envolvimento
“Goiás possui o artesanato mais bonito do país, senão do mundo. Mas nossos artesãos vêm passando por situações complicadas devido à pandemia”, pontuou a secretária de Cultura de Alexânia, Karla Katiuscia, que agradeceu a Gracinha e Moura por todo empenho em prol do setor. “Essa valorização é muito importante, pois as pessoas precisam entender que, ao adquirir o artesanato, a pessoa adquire a história de vida do artesão e a leva para casa. É muito bom saber que nosso segmento está em boas mãos”, completou.

Miriam Pires, gerente de artesanato da Secretaria da Retomada, destacou, na pessoa da Karla, o esforço encampado em sinergia com as prefeituras. “Poder contar com a colaboração dos municípios é muito importante. A representante passa a vivenciar e ver essas histórias todas, para que possamos colocá-las on-line”, disse. “Nestes locais, o artesão, muitas vezes, está escondidinho em seu ateliê, na sua casa, e muitos encontram uma série de dificuldades de fazer um vídeo e de se cadastrar no sistema do artesanato brasileiro”, complementou.

100% virtual
A programação da semana inclui webinares, palestras e consultorias gratuitas sobre artesanato oferecidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nas áreas de crédito, cooperativismo, empreendedorismo, capacitação, mídias sociais, economia criativa, entre outros. Todas as atrações serão realizadas de forma on-line, pelo canal da Retomada no YouTube, ou pelas redes sociais (@retomadagoias). A iniciativa é realizada em parceria com a Secult Goiás, GPS, Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec), Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo) e Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento).

Vários convidados têm renome internacional; entre eles estão a coordenadora do Fórum de Gestores de Cultura das Instituições de Ensino Superior (Forcult), Flavia Cruvinel; o coordenador-geral de Empreendedorismo e Artesanato no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Fábio Silva; a especialista em Gestão de Política Cultural, Mercês Parente; o gestor de projetos de Economia Criativa e Cidades Criativas, Décio Coutinho; o designer e referência mundial em design social, Giulio Vinaccia; a especialista em desenvolvimento sustentável, Malba Trindade; e a vice-presidente da Cooperativa dos Artesãos de Goiás (Cartago), Maria do Cerrado.

Também integram o time de parceiros da Semana do Artesão Goiano o Sebrae, o PAB, que é gerido pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia; Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO); a Cooperativa dos Artesãos de Goiás (Cartago); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Participaram ainda do lançamento da semana, pela Retomada, o superintendente de Profissionalização, Thiago Pena; e Lucyanna Marcella, chefe de gabinete.

Assistência integrada

A agenda da primeira-dama teve prosseguimento com a realização de mais uma reunião virtual que ocorre periodicamente com os municípios. Na edição desta segunda-feira (15/3), Gracinha Caiado compartilhou com mais de 250 participantes, entre prefeitos, primeiras-damas e gestores de assistência social, os assuntos de maior relevância na pauta governamental e articulou medidas para garantir efetividade nas ações mais urgentes.

Uma das prioridades foi o encaminhamento para participação dos municípios no Movimento “Unidos pela Vacina” – proposta que reúne empresas e entidades para dar apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram tratados temas como a ampliação de leitos hospitalares, com a recente inauguração do Hospital Regional de Uruaçu, e a retomada da distribuição de cestas básicas aos 246 municípios goianos.

Os encontros ocorrem desde março de 2019, no início da pandemia, e foram idealizados para promoção da proteção social junto aos municípios goianos. “Estou aqui  como uma facilitadora para que a ajuda chegue para quem realmente precisa”, declarou Gracinha Caiado.
Foto: Cristiano Borges

Secretaria de Estado de Comunicação – Governo de Goiás