Confirmado o primeiro caso do vírus H3N2 em Catalão

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirma o primeiro caso do vírus H3N2 na cidade. Amostras de materiais vem sendo colhidas – em pacientes com sintomas gripais negativos para Covid-19 – e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN/GO), com intuito de investigar possível circulação do vírus no município.

Dessa forma, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica recebeu na tarde desta quinta-feira (30), o resultado com a confirmação de um caso positivo para o H3N2 aqui na cidade de Catalão. Se trata de um profissional da saúde de 26 anos de idade. A mesma se encontra com sintomas leves e se manterá isolada de 7 a 10 dias, conforme prescrição médica.

Pelo fato de ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

Mesmo com letalidade menor que a Covid-19, o H3N2 tem mais chances de evoluir para casos graves em grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades). A propagação do vírus pode ter relação com a baixa cobertura vacinal contra a gripe e com a flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a Covid-19.

 

Cuidados

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade dos cuidados e das medidas de segurança que devem ser tomadas durante as comemorações de Ano Novo. O distanciamento social, higienização das mãos, uso de máscaras e vacinação são atitudes eficazes contra a transmissão dos vírus.

 

Sintomas

Alguns sintomas do H3N2 podem ser confundidos, inicialmente, com uma gripe comum, porém, pacientes relatam que tiveram reações piores do que quando contraíram a Covid-19, como espirros, tosse, coriza, calafrio, cansaço excessivo, náuseas e vômitos, diarreia (mais frequente em crianças), e moleza.

 

Incubação

O período de incubação do vírus H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação. Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias.

A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.

 

Recomendação

As pessoas que apresentarem sintomas gripais deverão procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde, mais próxima de sua residência.

 

SECOM – Prefeitura de Catalão / Secretaria Municipal de Saúde