Em homenagem da Câmara Municipal de Catalão, psicóloga da Una destaca importância do diálogo sobre saúde mental e suicídio

A professora Juliana Helmara P. C. de Abreu e o estudante Diogo Amorim da Costa receberam, ontem (20), Moção de Aplauso por comprometimento com campanha do Setembro Amarelo

Foi a segunda homenagem da cidade recebida pela dupla. Foto: acervo pessoal da gerente da Una Catalão, Nara Lúcia de Oliveira.

A Câmara Municipal de Catalão, representada pelo Vereador Cleuber José Vaz, concedeu, na última terça-feira (20), Moção de Aplauso para a professora e psicóloga Juliana Helmara P. C. de Abreu e o estudante Diogo Amorim da Costa, ambos do curso de Psicologia da Una Catalão, instituição que integra o Ecossistema Ânima.
A Moção foi entregue pela Câmara em razão do comprometimento de Abreu e Costa com a campanha do Setembro Amarelo, por meio da iluminação do Morrinho de São
João em tons de amarelo todo mês de setembro. A ideia de conscientizar a população catalana por meio da iluminação do patrimônio histórico surgiu durante uma aula do curso de Psicologia, em 2019.

Durante a Moção, Abreu agradeceu pela homenagem e pela oportunidade de representar o curso de Psicologia da Una Catalão. “Acreditamos que oportunizar a fala e a sensibilização para o assunto do suicídio se torna urgente. Vivemos ainda um tabu grande, mas sentimos que avançamos muito quando esse espaço nos é oferecido. Aqui, é dada a oportunidade de refletirmos sobre a questão do cuidado para com as pessoas”, refletiu.

A professora destacou que é necessário perder o estigma de falar sobre o suicídio e dialogar mais sobre saúde mental. “Esse adoecimento não é frescura, falta de vontade ou uma tristeza, apenas. Pelo contrário, quanto mais a pessoa se afasta e se isola em um quarto fechado, mais ela está pedindo ajuda e mais devemos
segurar a mão dela”.

“O nosso objetivo lá no Morrinho de São João, quando nós
começamos a ação ainda em 2019, era exatamente trazer luz
para as pessoas necessitadas. Nós acreditamos na vida e
investimos na vida, e é nesse sentido de dar as mãos, de levar a
luz, de levar o brilho à vida dessas pessoas, que criamos essa
ação. Quando as pessoas se fecharem, vamos ficar atentos e
tentar criar e organizar políticas públicas e movimentos dentro
da nossa sociedade para ouvir e dar voz a elas”, instigou Abreu.
Para finalizar sua fala, a psicóloga destacou que a Una oferece atendimentos
psicológicos para a comunidade, de forma gratuita, em sua Clínica-Escola. As
sessões são conduzidas por estudantes do curso de Psicologia, sempre com a
supervisão de professores da área. O agendamento de consultas é realizado por
meio do número de telefone (64) 3441-6224.
O Vereador Cleuber José Vaz agradeceu a presença e parabenizou a Una Catalão
pelo trabalho. “Esse é um assunto sério. Nós precisamos pensar em uma política
pública para isso. Nós precisamos ouvir e fazer uma cooperação, no sentido de
buscar reduzir esse problema. Quem passa por isso sabe a dificuldade que passa e
quem tem esse problema na família sabe o tamanho e a complexidade dele”,
finalizou.

Setembro Amarelo
A campanha do Setembro Amarelo, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), tem o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio. Neste ano, a campanha, que existe desde 2014, tem como lema: “A vida é a melhor escolha!”. O suicídio é uma questão de saúde pública em todos os países. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio no mundo a cada ano. No Brasil são, em média, 14 mil suicídios por ano, o que equivale a 38 óbitos por dia. Em razão do Setembro Amarelo, diversas ações de combate ao suicídio são desenvolvidas neste mês em todo o mundo.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.