Em quatro anos, Casa de Apoio de Catalão em Goiânia realiza quase 69 mil atendimentos e mais de 6 mil exames

Mantida e administrada pela Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Casa de Apoio em Goiânia, ajuda centenas de famílias catalanas. O serviço assistencial é um benefício gratuito criado para atender pacientes que residem em Catalão e que fazem tratamento na capital goiana. Os números são prova da importância dessa iniciativa do poder público e do trabalho prestado à comunidade.

De acordo com um balanço feito pela direção da unidade, nos últimos quatros anos de gestão (2017 a 2020), foram exatamente 68.701 atendimentos na casa. Eles incluíram hospedagem e transporte por van, ambulância e carro. Além disso, no mesmo período, exatos 6.219 exames e procedimentos cirúrgicos foram autorizados pelo SUS (Sistema único de Saúde) e agendados pela Casa de Apoio de Catalão, ou seja, os pacientes receberam encaminhamentos para clínicas e hospitais para realização de exames como: ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria, exame endoscópico, implante e troca de marca passo, retirada de cateter, biópsias diversas, angioplastia e muito mais.

Entenda

Para ser beneficiado em Goiânia, o paciente precisa primeiro ser encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde em Catalão. A Casa de Apoio é tida como referência para centenas de famílias catalanas que dependem de hospedagem, alimentação e transporte durante algum tratamento médico na capital. E essa assistência que é fundamental para cada um desses pacientes e até acompanhantes cresce cada vez mais.

De acordo com o diretor da Casa de Apoio de Catalão, Wellingthon Aparecido Borges, a Casa é uma referência para as pessoas na hora em que mais precisam. Segundo ele, a unidade e toda equipe oferecem qualidade da prestação do serviço pois são profissionais preparados para acolher bem a todos, com respeito, dignidade, alegria e otimismo. “Os números nos mostram que estamos no caminho certo. Quanto mais pessoas ajudamos aqui na casa, percebemos que mais pessoas ainda da nossa cidade precisam do nosso cuidado, da nossa atenção e desse trabalho que é sinônimo de esperança para tantos”, disse Wellingthon Aparecido Borges, diretor da Casa de Apoio de Catalão.

ASCOM – Prefeitura de Catalão