Estado credencia para execução do Juntos pelo Araguaia

Período segue aberto desde última semana e, assim que declaradas aptas as interessadas, credenciamento terá validade de dois anos. Carteira de parceiros será mantida pública para que potenciais patrocinadores busquem aqueles que possam receber aportes financeiros para fins de execução do projeto

Governador Ronaldo Caiado e secretária estadual de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, durante assinatura de protocolos de intenções que preveem investimentos de R$ 35 milhões no programa Juntos Pelo Araguaia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), vai credenciar instituições interessadas na prestação de serviços relativos ao Programa Juntos pelo Araguaia. A parceria visa à execução de atividades de inovação em restauração florestal, conservação de solo e engajamento social integrado para a revitalização da bacia hidrográfica do Alto Rio Araguaia.

O programa tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e engajar proprietários e produtores rurais para ações de restauração florestal em áreas de preservação permanente e de recarga hídrica, com o propósito de viabilizar a adequação ao Cadastro Ambiental Rural e Programa de Regularização Ambiental (CAR-PRA). Com isso, espera-se promover o aumento da produção de água em qualidade e quantidade para a indústria do agronegócio, com a recuperação de áreas degradadas e promoção da segurança hídrica da bacia.

O período segue aberto desde o dia 24 de março e, assim que declaradas aptas as instituições, o credenciamento terá validade de dois anos, devendo o interessado manter, nesse período, todas as condições que garantam a sua seleção. Durante o prazo, poderá ser demandada atualização de documentos ou informações prestadas a qualquer tempo. A Semad esclarece que, mediante solicitação do credenciado e aprovação da comissão de avaliação dos requerimentos, o edital poderá ser prorrogado por mais dois anos.

Publicidade
A carteira de instituições habilitadas será mantida pública para que os potenciais patrocinadores busquem, dentre os aceitos, aqueles que possam receber os aportes financeiros para fins de execução do projeto específico, cuja proposta será apresentada ao Governo de Goiás em primeiro momento e, depois, ao escritório executivo do programa. Havendo recursos de doação ou financiamento inespecíficos, como aqueles oriundos de compensações ambientais ou conversões de multa, os credenciados poderão ser convidados a apresentarem projetos, no âmbito dos lotes, para sua execução.

Ainda de acordo com o edital, os credenciados, selecionados mediante critérios objetivos, com posterior assinatura de contratos, serão chamados a apresentar propostas técnicas. Eles também receberão o selo de instituição executora do projeto Juntos pelo Araguaia.

Envio da documentação
Segundo o edital, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), os interessados devem enviar a documentação que compõe a proposta em meio físico, com Aviso de Recebimento (AR) ou protocolo, para a sede da secretaria: Rua 82, nº 400, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 2º andar – Centro – Goiânia/GO – CEP 74015-908.

A documentação deve ser encaminhada também por meio eletrônico para o e-mail: juntospeloaraguaia.meioambiente@goias.gov.br, de acordo com o edital e seus anexos que encontram-se disponíveis no site:  https://www.meioambiente.go.gov.br/programas-e-projetos/juntos-pelo-araguaia.html ou solicitado pelo e-mail.

Parcerias
O programa é resultado de união de esforços dos governos federal, de Goiás e do Mato Grosso. Do lado goiano, as ações beneficiam 16 municípios. Desde que foi lançado, em 2019, o programa já implementou ações práticas que, além da colaboração entre União e Estados, conta com parceria da iniciativa privada. A criação do Centro de Desenvolvimento Florestal e Estudos do Cerrado, em Piranhas, lançado em dezembro de 2020, é um exemplo.

Na última semana, o governador Ronaldo Caiado e a titular da Semad, Andréa Vulcanis, assinaram protocolos de intenções junto às empresas Hypera Pharma e Rumo Logística, que preveem investimentos de R$ 35 milhões no programa. O recurso será aplicado em atividades de recuperação ambiental das nascentes da bacia.

Fotos: André Saadi e Agnaldo Félix

 

Secretaria do de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás