Exposição de Ronan Gonçalves realiza vivência artística para alunos da rede pública na Vila Cultural Cora Coralina

Turma do Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira participará de visita guiada à mostra “Entremeio” na tarde desta quinta-feira (24/4)

A exposição “Entremeio”, do artista plástico Ronan Gonçalves, recebe, nesta quinta-feira (24/4), a partir das 16h, a visita de alunos do 9º ano do Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira.  Os estudantes, que têm entre 12 e 14 anos, participarão de uma experiência interativa e educativa no universo da arte contemporânea.

Os alunos serão acompanhados por educadores e pela equipe curatorial, percorrendo um trajeto sensorial e reflexivo baseado no conceito de “diálogo temporal” , tema central da mostra.  A iniciativa faz parte das atividades complementares da mostra, contemplada em edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab-TO) e que conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

A diretora da escola, professora Nilta Mendes da Silva Borges, destaca que a visita representa mais do que um passeio cultural, “mas uma oportunidade de expansão de horizontes e reconhecimento dos alunos como agentes ativos do cenário artístico”. A ação contará com intérprete de Libras, audiodescrição das obras e materiais adaptados, reafirmando o compromisso da exposição com a inclusão. 

A exposição Entremeio apresenta 15 obras inéditas, entre pintura, escultura, fotografia, instalações e videoarte que refletem os 20 anos de trajetória de Ronan Gonçalves. 

O artista reforça o caráter social de sua arte, destacando a importância da vivência artística para jovens estudantes: “Acredito que a arte precisa estar nas ruas, nas escolas e nos espaços públicos. Quando um jovem entra em contato com a arte de forma vivencial, ele descobre novas formas de pensar e sentir o mundo”, afirma Ronan. 

A exposição segue aberta ao público até 17 de maio. A Vila Cultural Cora Coralina funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 16h. O espaço permite a entrada de animais de estimação, desde que devidamente encoleirados.