

Mostra “Carreiros: Vivências de Fé nas Estradas da Romaria” é considerada um tributo ao legado do fotojornalista
A cidade de Trindade recebe, nesta quarta-feira (25/6), a exposição fotográfica “Carreiros: Vivências de Fé nas Estradas da Romaria”, que agora ganha um significado ainda mais especial. A mostra, montada no Teatro Padre Jesus Flores, homenageia o fotógrafo Lázaro Neves, que faleceu no último sábado (21), aos 67 anos, vítima de um infarto fulminante. O sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (23), no Cemitério Santana, em Goiânia.
A abertura será às 19h. A exposição reúne 30 painéis fotográficos e 200 catálogos, retratando a fé e a tradição dos carreiros de Damolândia que, todos os anos, percorrem os caminhos rumo à Trindade, durante uma das maiores festas religiosas do país. Em dez dias, a Festa do Divino Pai Eterno reúne mais de 3 milhões de romeiros. O projeto foi viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).
O trabalho que deu origem à exposição começou em 1993, motivado pela relação afetiva de Lázaro com Trindade, onde viveu durante as décadas de 1970 e 1980. Ao longo dos anos, o fotógrafo acompanhou de perto os carreiros, registrando cenas das viagens, dos acampamentos improvisados em fazendas, beiras de córregos e pastos. Por diversas vezes, ele percorreu ao lado dos romeiros o trajeto de Damolândia até Trindade, eternizando em imagens a fé, o esforço e a devoção presentes nessa jornada.
Durante a inauguração da mostra, o público também poderá assistir ao documentário dirigido por Pedro Diniz, que acompanha uma romaria de nove dias feita por carreiros, candeeiros e carros de boi, no percurso entre Posse D’Abadia e Trindade. O filme resgata memórias, tradições e a espiritualidade de quem trilha esse caminho de fé rumo à cidade símbolo do Divino Pai Eterno.
Em vida, Lázaro sempre expressou seu desejo de que a exposição pudesse tocar não apenas os devotos, mas também os visitantes da Festa de Trindade, levando ao público uma reflexão sobre a força da fé e a importância dessa tradição religiosa e cultural que faz parte da identidade de Goiás.
Trajetória
O fotógrafo construiu uma carreira sólida, com mais de 25 anos de atuação (Fenaj GO 1904 e Fotoarena ID 7668) como fotógrafo de cena e fotojornalista. Essa exposição, que seria sua estreia em Trindade, é também a 18ª de sua carreira, na qual abordou temas que vão desde natureza, manifestações sociais e política até a fé que move os carreiros e candeeiros devotos do Divino Pai Eterno.
Agora, mais do que nunca, a exposição se torna um convite para que todos conheçam e celebrem não só a tradição dos carreiros, mas também o legado de um artista que vive eternamente através das imagens que captou.
Serviço
Exposição “Carreiros” de Lázaro Neves
Abertura: Quarta-feira (25/06), às 19h
Visitações: Até 16 de julho, de 8h às 18h
Onde: Teatro Padre Jesus Flores – Rua Dr. Irany Ferreira, no setor Central de Trindade, Goiás
Mais informações: @lazaronevesfotografo
Entrada gratuita!
Fotos: Lázaro Neves


