

Evento gratuito reúne grandes nomes da música de Goiás e do Brasil em Goiânia e Brasília, com shows que unem tradição, emoção e celebração da cultura popular
A nova edição do Festival MPB em Série III chega aos palcos de Goiânia e Brasília entre 30 de outubro de 2025 e 17 de abril de 2026, com uma programação que exalta a música popular produzida em Goiás. Serão seis espetáculos gratuitos que reúnem grandes nomes da cena musical regional e nacional em apresentações que combinam história, emoção e ineditismo. O projeto conta com apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes de Incentivo à Cultura, gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
O festival apresenta espetáculos inéditos e encontros especiais, com destaque para o show “Vozes do Cerrado”, que marca as comemorações dos 15 anos do Teatro SESI de Goiânia, no dia 30 de outubro, às 20h. O espetáculo reúne Maria Eugênia, Pádua e Juraíldes da Cruz, em um tributo à força e à poesia da música regional. A entrada é franca, com arrecadação de leite em pó para a campanha FIEG+Solidária.
Homenagens
Criado a partir do encontro entre amigos e parceiros de longa data, o festival tem direção musical de Luiz Chaffin e homenageia os 50 anos de carreira de Juraíldes da Cruz, ícone da MPB regional, com obras gravadas por artistas como Xangai, Elomar e Saulo Laranjeira. A união de Juraíldes, Maria Eugênia e Pádua resulta em um espetáculo que traduz a riqueza do Cerrado e a profundidade da música feita em Goiás.
Além de “Vozes do Cerrado”, o evento também traz outras produções e apresentações especiais, entre elas: Ricardo Leão, Orlando Morais e Maria Eugênia – Encontro inédito no palco do Teatro SESI (29/01/2026); Uma Viagem Através da Música do Brasil Comemoração dos 25 anos do espetáculo criado por Lauro Moreira, que circulou por 20 países e rendeu a Maria Eugênia a medalha de Oficial da Ordem do Rio Branco (28/02 em Goiânia e data a confirmar em Brasília); Show Meninas – Espetáculo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com Cláudia Vieira, Nila Branco e Maria Eugênia (06/03/2026), e Altay Veloso, TomChris e Maria Eugênia – Encontro histórico com o compositor fluminense Altay Veloso, que se apresenta pela primeira vez em Goiás (17/04/2026).
Autor de mais de 450 canções gravadas por nomes como Elba Ramalho, Roberto Carlos, Zizi Possi, Alcione, Jorge Vercillo e muitos outros, Altay Veloso promete uma noite de celebração à MPB e à sua conexão com o público goiano.
Tradição
Criado em 2022, o projeto MPB em Série consolida-se como uma das principais iniciativas de valorização da música popular feita em Goiás, fomentando a circulação de artistas locais e o diálogo entre gerações.
Para a cantora e idealizadora Maria Eugênia, o festival é um convite à emoção e à memória afetiva, “A música é o fio invisível que costura nossas histórias e nos conecta ao mundo. O Festival MPB em Série nasceu do desejo de mostrar que Goiás tem uma voz própria dentro da música brasileira, uma voz que encanta e emociona. É um presente para o público e uma forma de devolver ao nosso povo, o amor e a inspiração que recebemos dele.”, pondera.
Serviço
Festival MPB em Série III – Goiás e a música que encanta o Brasil
Locais: Teatro SESI (Goiânia) e Teatro Nacional (Brasília/DF)
Entrada gratuita
Programação:
30/10/2025 (quinta-feira), 20h – Vozes do Cerrado (Maria Eugênia, Pádua e Juraíldes da Cruz) – Teatro SESI Goiânia
29/01/2026 (quinta-feira) – Ricardo Leão, Orlando Morais e Maria Eugênia – Teatro SESI Goiânia
28/02/2026 (sábado) – Uma Viagem Através da Música do Brasil – Teatro SESI Goiânia
Data a confirmar – Uma Viagem Através da Música do Brasil – Teatro Nacional, Brasília
06/03/2026 (sexta-feira) – Meninas (Cláudia Vieira, Nila Branco e Maria Eugênia) – Teatro SESI Goiânia
17/04/2026 (sexta-feira) – Altay Veloso, TomChris e Maria Eugênia – Teatro SESI Goiânia
Outras informações: @mariaeugeniacantora
Fotos: Divulgação
