Homenagem do BLOG da Maysa Abrão ao “Centenário da Semana de Arte Moderna” de 1922 – Luthier: Pablo Wilkinson (Contramestre Dino)

Muitos o conhecem como professor de capoeira e produtor cultural. Outros, por ser o contramestre de capoeira na escola Celeiro de Bamba. Mas, o que muitos ainda não sabem é que Pablo Wilkinson Almeida Ferreira de Carvalho Alves, o contramestre Dino, é também um luthier.

“luthier é quem constrói e faz a manutenção de instrumentos musicais. Ele é responsável também por buscar fornecedores, comprar matérias-prima e determinar as técnicas utilizadas na confecção e acabamento de cada instrumento”.

Pablo iniciou na Capoeira no ano de 2000 e se tornou um dos primeiros professores da área, na cidade de Catalão, Goiás. Com isso, ministrou aulas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, SESI (Serviço Social da Indústria), Fundação Cultural Maria das Dores Campos, Colégio Universitário e em academias e centros esportivos.

Dentro do seu conhecimento, teve oportunidade de ministrar cursos e oficinas em eventos acadêmicos e projetos de extensão da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. E, desde o início da sua trajetória, participa, regularmente, de eventos, oficinas, encontros, seminários e intercâmbios com os grandes nomes da capoeira nacional e da cultura popular.

Contramestre Dino é membro desde 2001da Associação Berimbau de Ouro, onde coordena projetos e ações formativas da entidade, que atendem crianças, adolescentes e jovens nas cidades de Catalão, Campo Alegre, Anhanguera e Goiandira. À frente da associação também produz eventos e ações culturais, com destaque ao Encontro Cultural (realizado sempre nos meses de outubro, concomitante aos festejos da Festa de Nossa Senhora do Rosário / Congadas de Catalão).

Desde 2019, é Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Catalão e atua como articulador do setor cultural na cidade.

Hoje, o Blog da Maysa Abrão homenageia o luthier, Pablo Wilkinson, pela arte em confeccionar instrumentos musicais, bem como sua esposa, Flávia Lima, pela pintura das cabaças dos berimbaus.

E na data em que comemoramos o Centenário da Semana de Arte Moderna, queremos parabenizar o contramestre Dino por, além da sensibilidade cultural, nos presentear dia a dia em suas redes sociais, com seus talentos por meio da criação e desenvolvimento de instrumentos musicais.

Nossa equipe compartilha com vocês fotos importantes para nosso artista tanto em sua vida pessoal, como profissional e artística.

FOTOS: Pablo na confecção de instrumentos musicais

FOTO: Pablo na confecção de instrumentos musicais com sua esposa Flávia Lima

FOTO: Berimbaus confeccionados por Pablo e decorados por sua esposa Flávia Lima

FOTO: Atabaques confeccionados por Pablo

FOTO: Caxixis confeccionados por Pablo

FOTO: Agogôs confeccionados por Pablo

 FOTO: Tambores confeccionados por Pablo

 FOTO: Pablo, Flávia e Filhos

 

Marco oficial do Modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo e reuniu artistas das mais diversas áreas no Theatro Municipal de São Paulo, ao longo dos dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Apresentações musicais e conferências intercalavam-se às exposições de escultura, pintura e arquitetura com o intuito de introduzir ao cenário brasileiro as mais novas tendências da arte.