Maiza Reis conquista medalha inédita para o atletismo catalano

Atleta catalana é exemplo de dedicação e força de vontade

Durante os sete anos que trabalhei na Revista Portal VIP, conheci e entrevistei diversos atletas de nossa cidade. Com eles aprendi que, se tornar um profissional, em qualquer esporte e área do conhecimento na vida, requer um grande sacrifício, uma grande determinação e força-de-vontade. Aprendi também que, talento ajuda muito, porém será outros fatores que farão de um ser humano, um grande esportista. Digo isso, porque certa vez, ao entrevistar a atleta Maiza Reis, percebi que, é preciso garra, comprometimento e outras qualidades para conquistar alguns pódios. E assim como escrevi para a 70ª Edição da Revista Portal VIP, em março de 2013, volto a escrever e acrescentar: Campeã de atletismo, a mineirinha de João Pinheiro, mas criada em Paracatu, Maiza dos Reis Silva de Oliveira, deixou a cidade de Minas Gerais para morar em Catalão ainda criança. Quando conheci minha xará, ela residia na Vila Erondina e me revelou que andava vinte quilômetros/dia de bicicleta para chegar onde desejava. Naquela época, ela contou: “Não tenho ninguém que me leve e tenho que ir atrás das minhas atividades, portanto, pedalo todo um percurso para a realização de minhas tarefas diárias”.

maysa_reis-atletismo_3

Dona de uma força-de-vontade gigantesca, Maiza começou com a natação, mas com o tempo descobriu que sua grande paixão era realmente as corridas. Amante do esporte, naquele dia, confessou não ter nenhuma inspiração, mas que gostava de ver a velocista multicampeã olímpica e mundial norte-americana, Allyson Michelle Felix, correr. “Admiro o potencial que ela tem”.

Com dinamismo e comprometimento, a atleta treina há dez anos, na sede da Secretaria de Esportes de Catalão (Clube do Povo). Os treinos acontecem cinco vezes por semana, dois períodos do dia, manhã e noite, com o treinador Rildo Democh Arantes.

13012809_857093004418730_1946197087063641322_n

Tanto esforço, faz da atleta uma colecionadora de medalhas, como a de prata em Maringá, no Paraná, no 3º Campeonato Brasileiro/Caixa de Atletismo Interclubes de Juvenis 2012, o 1ª lugar no Troféu Brasil Infanto Juvenil nos 400metros, 2º lugar no Troféu Brasil Infanto Juvenil nos 800metros, 3º lugar no Troféu Brasil Infanto Juvenil nos 200metros, 4ª lugares no Campeonato Brasileiro de Menores em 2010 e 2011, 4º lugar no Campeonato Brasileiro de Menores Interclubes em 2011 e 4º lugar nos Jogos Estudantis Brasileiros 2010.

Mas, o ultimo orgulho da nossa Maiza Reis, que faz bonito ao levar o nome do Catalão por onde passa, foi no inicio da segunda quinzena de abril, ao conquistar o 2º lugar nos 400m, o 4º lugar nos 100m e 200m no XIII Torneio Internacional Professor William Rivarolsa / Gran Prix Sulamericano em Assunção, no Paraguai. Em entrevista ao site: http://catalao.go.gov.br , a atleta e o treinador falaram sobre a conquista da atleta no Paraguai. [Aos 22 anos, Maiza enfrentou competidores do Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil e realizou o sonho de participar de um campeonato importante fora do país. “Estou muito feliz, porque foi uma conquista inédita e a mais significante de toda a minha carreira. Era um sonho participar dessa competição. Havia três anos que eu estava tentando ir, mas só esse ano consegui, porque fiz uma rifa para pagar a minha passagem”, explicou].  [O próximo desafio para Maiza será o Campeonato Goiano, em maio. Depois, pelo cronograma, estão os Campeonatos Brasiliense e Paulista, o Troféu Norte Nordeste e outra competição no Paraguai. “Para cumprir minha agenda, vou depender novamente de patrocínio ou qualquer outra ajuda financeira e quero agradecer a todos que têm me ajudado nos meus sonhos”, salientou]. [Rildo Arantes relatou que Maiza sempre teve muito potencial e que a carreira de conquistas a acompanha desde os quinze anos de idade, quando ela já competia no adulto e ganhava as disputas para as quais se inscrevia. “O que falta é só oportunidade para ela viajar e competir. Maiza é campeã goiana há sete anos, mas ela quer voar mais alto e potencial para isso ela tem de sobra e mostrou isso no Paraguai. Vamos correr atrás do apoio necessário para as demais competições deste ano”, frisou o treinador].

maysa_reis-atletismo

Mas todos esses feitos, na visão de Maiza, são ainda mais difíceis sem apoio financeiro. E isso, meus amigos, é algo que me chama bastante atenção, pois após tanto esforço e dedicação destes nossos atletas, ainda precisam enfrentar dificuldades financeiras e ausência de bons patrocinadores. “É difícil conseguir patrocinadores, uma vez que, faz tempos que corro atrás e venho tentando. Acredito que não seja por falta de resultados, mas por ser algo difícil mesmo. Irá chegar uma hora que terei que decidir entre trabalhar ou treinar, porque é totalmente impossível conciliar as duas coisas”, conclui a atleta.

A maioria das empresas sabem mais do que nunca da força do esporte como marketing da sua marca, seja em um evento esportivo, clube ou um atleta em individual. Portanto, o Blog da Maysa Abrão apoia a atleta Maiza Reis e vem através desta matéria, pedir aos donos e presidentes de empresas catalanas que ofereçam a nossa atleta e a tantos outros, alguma chance de patrocínios. Aqui registro o nosso reconhecimento ao atletismo catalano e os nossos agradecimentos por levarem o nome de nossa cidade ao mundo.

https://www.facebook.com/MaizaDosReis/videos/858136854314345/

“Aqui estão as medalhas acumuladas ao longo da minha carreira, dentre tantas possuo algumas que considero as mais importantes pelo fato de serem inéditas, pela dificuldade em conseguir, por ser doloroso o processo de treinamento que me fez conquistar cada uma delas e principalmente pela alegria que senti no final de cada corrida. São emoções inesquecíveis, uma sensação de felicidade inesgotável, a compensação de todo esforço e dedicação.. Ainda falta muito pra se conquistar, más o primeiro passo já foi dado! É importante também lembrar aqui nesse pequena reflexão todas as pessoas que foram essenciais durante esse meu percurso no atletismo. A minha mãe, que sempre com toda a dificuldade não mediu esforços para que eu pudesse ir na minha primeira competição, sendo assim o meu primeiro incentivo no esporte que passei a amar ao longo do tempo. E ao meu treinador que sempre incentivou e soube reconhecer o meu talento perante todas as adversidades e principalmente quando eu pensei em desistir. Obrigada a vocês por tudo!! Por fim, peço forças a Deus para que nunca me desampare e me deixe desistir, pois no final sei que tudo que fiz e que irei fazer irá valer muito a pena…#atletismo #vida #amocorrer #fé #agradecida“. (Maiza Reis). 

13102714_860405617420802_8522257307101263532_n