Memorial Vale celebra o Dia da Consciência Negra com a Festa Ubuntu no Afro Galpão
No dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o Memorial Minas Gerais Vale promove a Festa Ubuntu, das 14h às 20h, no Afro Galpão, em Belo Horizonte (Av. Dom Pedro II, 2.725, bairro Carlos Prates). A ação integra o projeto Memorial Vale Itinerante, que mantém viva a programação cultural do museu enquanto o edifício-sede passa por obras de renovação na Praça da Liberdade. Mais do que um evento musical, a festa é um movimento de pertencimento e celebração da cultura afro-brasileira, reunindo música, literatura, arte e empreendedorismo sob o princípio que dá nome ao encontro: “eu sou porque nós somos”.
A Festa Ubuntu integra o projeto Diversidade Periférica do Memorial Vale e chega ao Afro Galpão como um grande espaço de convivência e afirmação da identidade preta. A programação reúne a Biblioteca Preta, a Feira de Afroempreendedores, o projeto Tudo 10 — com produtos e bebidas a preços de até R$10 — e o aguardado show da banda Criolo de Raiz, que promete um mergulho na história e na força do samba.
Com oito músicos em formação completa, a banda Criolo de Raiz celebra há mais de oito anos o samba em sua essência, exaltando a ancestralidade, a alegria e a resistência por meio da música. No repertório, clássicos como “A Voz do Morro” (Zé Keti), “O Mundo é um Moinho” e “As Rosas Não Falam” (Cartola), “Juízo Final” (Nelson Cavaquinho e Élcio Soares), “Coração Leviano” e “Foi um Rio que Passou em Minha Vida” (Paulinho da Viola), além de sucessos de Adoniran Barbosa, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Vinicius de Moraes e Jorge Ben Jor. O repertório inclui ainda canções icônicas como “Agoniza Mas Não Morre”, “Samba da Benção” e “Vou Festejar”, formando um verdadeiro tributo ao samba e às vozes negras que moldaram a música brasileira.
A presença da Biblioteca Preta amplia o acesso à literatura negra e valoriza o conhecimento ancestral, promovendo o encontro entre palavra, memória e resistência. Já a Feira de Afroempreendedores destaca marcas e criadores pretos, fortalecendo o empreendedorismo e a economia criativa afro-brasileira.
Ao unir arte, ancestralidade e coletividade, a Festa Ubuntu reafirma o compromisso do Memorial Vale com a valorização da cultura negra e com o fortalecimento das expressões culturais que transformam os territórios e a sociedade.
Enquanto o edifício-sede do Memorial Vale passa por um processo de renovação e revitalização, o Museu continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda. Com o Memorial Escola, estamos cumprindo nosso papel de difundir conhecimento e promover experiências transformadoras”, afirma Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale.
Memorial Minas Gerais Vale
Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.
Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.
Serviço
Festa Ubuntu – Memorial Vale Itinerante
Data: 20 de novembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: das 14h às 20h
Local: Afro Galpão – Avenida Dom Pedro II, nº 2.725, bairro Carlos Prates, Belo Horizonte (MG)
Programação: Biblioteca Preta, Feira de Afroempreendedores, Projeto Tudo 10 e show da banda Criolo de Raiz
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação)

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Luz Comunicação – www.luzcomunicacao.com.br
