Museu Mineiro abre exposição temporária “Minas Santa, Ritos de Fé”

A Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais (SBMAE) inaugura, no Museu Mineiro, a exposição temporária “Minas Santa, Ritos da Fé”. A exposição será aberta na próxima quinta-feira (30), a partir das 16h30, e permanecerá até 1º de maio.

Entre as peças que compõem a exposição estão um missal, alfaias litúrgicas, livros de compromissos de irmandades religiosas, um oratório e uma escultura representando Cristo Crucificado. Além das peças, a exposição contará ainda com um grande tapete devocional, confeccionado em serragem por técnicos da A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

A tônica central da mostra é a Paixão de Cristo, tema amplamente explorado nas diversas manifestações artísticas e que inspira fiéis de todo o Estado a se reunirem e celebrarem, nas procissões, cultos e missas, passagens dos últimos momentos da vida de Cristo e sua ressurreição. Referências à eucaristia também estarão presentes na mostra, através dos ostensórios, cálices, patenas e âmbulas da coleção da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A confecção de tapetes devocionais é uma tradição das cidades mineiras tanto no período da Semana Santa quanto no feriado de Corpus Christ. Fiéis e turistas, inspirados pela iconografia religiosa, produzem maravilhosos tapetes em serragem colorida nos caminhos por onde seguirão as procissões. Além da serragem, outros materiais são utilizados para a confecção dos tapetes, tais como farinha de trigo, pó de café, flores, ciprestes, cal etc.

A jornada de montagem dos tapetes começa ainda de madrugada e os técnicos da Faop mantêm viva essa tradição, com dedicação e criatividade. Na exposição “Minas Santa, Ritos da Fé”, os visitantes terão a oportunidade de contemplar um desses tapetes na galeria do Museu, local inusitado e pouco usual, já que geralmente são confeccionados em espaços a céu aberto. A proposta é trazer para a Sala das Sessões do Museu Mineiro o ambiente que remete às celebrações da Semana Santa nas cidades mineiras. Cultura, arte, tradição e fé se misturam na exposição.

A contará também com uma programação complementar. Serão ministradas palestras sobre Arte Sacra com especialistas no assunto e divulgação do acervo em uma plataforma virtual com textos, fotos e muito mais. A mostra nasce de uma parceria entre a Diretoria de Museus, a Diretoria do Arquivo Público Mineiro e a Diretoria de Livros, Leitura, Literatura e Bibliotecas – que compõem a SBMAE. A Fundação de Arte de Ouro Preto e a Arquidiocese de Belo Horizonte são apoiadores da mostra.

Museu Mineiro
Localizado na Avenida João Pinheiro, corredor de acesso à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Museu Mineiro está instalado em um edifício eclético construído em fins do século XIX pela Comissão Construtora da Nova Capital. Tendo sido construída para servir de residência para o Secretário da Agricultura, a edificação serviu de sede para o Senado Mineiro, foi a Pagadoria Geral do Estado até se tornar a sede do Museu Mineiro.

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.

O Museu Mineiro é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Serviço
Abertura da exposição “Minas Santa, Ritos de Fé”
Data: 30 de março
Horário: 16h30
Período de Visitação: 30 de março a 1º de maio de 2023
Local: Sala das Sessões do Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342, Funcionários – Belo Horizonte
Horário de Visitação: Terça a Sexta-feira, das 12h às 19h. Sábado e Domingo, das 11h às 17h.
Site da Exposição: www.secult.mg.gov.br/minassanta