
Obras serão exibidas em sessão única, no dia 10 de outubro, no Teatro Goiânia, com entrada gratuita
Nove curtas-metragens foram selecionados para compor a Curta Mostra Especial da 23ª edição do Festival Goiânia Mostra Curtas, que acontece entre os dias 7 e 12 de outubro de 2025, no Teatro Goiânia, com entrada gratuita. A mostra paralela intitulada “Falando em Línguas, Vendo em Vistas – (Des)Colonialidades e (des)enquadramentos” será exibida no dia 10 de outubro e integra a programação oficial do evento. A lista completa dos filmes pode ser conferida no site: www.goianiamostracurtas.com.br.
Entre documentários e produções experimentais, os curtas abordam diferentes linguagens e estéticas que se relacionam com as lutas, resistências e expressões de povos negros e indígenas. As obras se destacam por questionar narrativas impostas, propor outras formas de representação e romper com os padrões tradicionais do cinema, dando visibilidade a perspectivas historicamente silenciadas. Mais do que exibir filmes, a mostra pretende provocar o público a repensar seus próprios modos de ver e interpretar o mundo.
Com curadoria da jornalista e pesquisadora Mariana Queen Nwabasili, a seleção reúne filmes que propõem uma reflexão crítica sobre os regimes de representação construídos historicamente a partir de uma lógica colonial. Inspirada no conceito de “colonialidade do ver”, formulado pelo pesquisador Joaquim Barriendos, a mostra busca evidenciar como o olhar hegemônico moldou a forma como os corpos, territórios e culturas não-europeias foram (e ainda são) representados no cinema e em outras linguagens visuais.
O Goiânia Mostra Curtas é realizado pelo Icumam Cultural, com apoio do governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A iniciativa também conta com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Goiânia, além de parcerias com o Sesc-Goiás, Fecomércio, Senac-Goiás e colaboradores como a Cinemateca do MAM e o CTav.
Fotos: Divulgação

