O Blog Maysa Abrão : “Jardim de imagens” Por Cairo Mohamad Ibrahim Katrib

Com o advento da Internet muitas formas de comunicação surgiram com o intuito de unir informação, imagens, história e memórias numa forma de comunicação direta e objetiva. Os primeiros webblogs surgiram no final dos anos de 1990, quando também é criada a profissão  blogueiro. Os blogs passaram a tratar sobre diversos assuntos, dentro da ideia de um diário virtual de registros sobre informaçãoes, fatos, acontecimentos de uma cidade, do país ou de um assunto específico, sempre utilizando linguagens de programação e design, fascinando muitas pessoas e arrastando milhares de seguidores.

Como assíduo navegador do mundo virtual e das midias sociais, um dia me deparei com um blog que me chamou muita atenção, justamente pela proposta apresentada. Lá, pude ler um pequeno texto que me tocou. Nele dizia que o blog havia sido criado para divulgar as práticas culturais da cidade de Catalão e, em especial, as congadas, colocada como grande paixão da responsável pelo blog. Essa proposta me tocou, pois também sou um apaixonado pelas congadas de Catalão e devo a ela os degraus alcançados na minha trajetória profissional.

Como historiador que sou, logo me reportei, ao construir esse pequeno texto, a um belíssimo artigo do também historiador Durval Muniz, chamado de “O Tecelão dos Tempos: o historiador como artesão das temporalidades”, no qual compara o trabalho do historiador ao do tecelão, para justamente dizer que nem sempre o trabalho e o esforço do historiador é reconhecido por narrar e recontar histórias, fruto de muitas leituras, interpretações e pesquisas.

Ao acompanhar os posts do Blog de Maysa Abrão fui a cada dia me encantando e descobrindo que ela não era uma mera executora de comandos “Copy e Cut”, ou exercia o ato mecânico de unir foco, luz e produzir uma imagem por meio de uma máquina fotográfica. Percebi que Maysa Abrão  é detentora da arte das artesanias, que com sua linguagem cifrada revelada em fotografias, consegue transformar imagens paralisadas, em vida, captando as sensibilidades dos seus fotografados.

Nunca imaginaria que aquela menina que via passar quase todos os dias pelas calçadas do supermercado de seu avô, Nicolau Abrão, se tornaria Maysa – a tecelã das imagens…Mas são as surpresas da vida! Agora entendo que toda a sensibilidade que percore as veias dessa talentosa blogueira e fotógrafa  herdou de seu pai, o Tecladista João Abrão, cuja sensibilidade estava nas pontas dos dedos que, em contato com as teclas do piano ou de qualquer outro instrumento, produzia não acordes traduzidos em notas, mas sons que tocavam nossas almas.

Essa sensibilidade está presente nos olhos de Maysa Abrão, pois  como tecelã você é também uma poetisa das imagens que, com zelo e muita sensibilidade, retrata a cultura de Catalão para o mundo, valoriza a Congada catalana, registrando com imagens essa manifestação centenária rica de significados e sentidos, sem a pretensão de ser “a fotógrafa”, de ter suas fotos estampando revistas ou qualquer outra mídia impressa, mas  o seu diferencial está justamente na capacidade de nos fazer ver por meio de suas fotografias a alma, os sentimentos dos seus fotografados, nos propiciando um mergulho pelas riquezas de detalhes capturadas, não apenas pela sua lente, mas pelo seu olhar!

Sendo você uma tecelã das imagens e eu, um fabricador de narrativas, não esperamos tão somente o reconhecimento oficial, mas, sim, o reconhecimento das pessoas que valorizamos, dos mantenedores das práticas culturais que defendemos e difundimos, pois, o nosso maior desafio e compromisso é o de continuar dando visibilidade positiva a nossa cultura popular e aos homens e mulheres que, com vida, reescrevem as suas histórias, que confundem com a história de uma cidade, de um lugar, de um grupo social…

Parabéns pelos dois anos do Blog Maysa Abrão e, saiba: seu trabalho reflete as múltiplas faces de uma cidade que como grande espelho de concreto nem sempre produz aquilo que olhos de muitas pessoas veem, mas que aos olhos das pessoas sensíveis  compõem o jardim de imagens que nos permite reler a cidade de Catalão e suas práticas culturais com os olhos da alma!!!

Por Cairo Mohamad Ibrahim Katrib

Doutor em História

Pós-doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL: