O casal de festeiros da 68ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário do Catalão – Aguiar de Paula (Rola) e Matilde Margon Vaz

No dia 30 de julho de 1944 foi registrada em ATA, com assinatura de João Paschoal, uma reunião realizada na casa do senhor presidente da Irmandade daquele ano. A mesma era para tratar assuntos relacionados aos festejos do ano de 1944, cujos festeiros era o senhor Aguiar de Paula (Rola) e dona Matilde Margon Vaz.

Em pauta ainda, quem seriam os próximos festeiros da festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, pois José Hilário comunicou que, os senhores Azamor Netto, Pedro Ayres, Rozemar Paranhos e Francisco Pereira gostariam de serem os próximos. Com isso, ficou decidido que, as festas futuras passariam por sorteios entre candidatos.

Na ocasião, Eutálio Pereira pediu ao festeiro da 68ª Festa do Rosário, senhor Aguiar de Paula que, distribuísse entre as juízas presentes envelopes destinados a angariar fundos para a construção da igreja. Envelopes esses, recolhidos na reunião do dia 8 de outubro, na casa do senhor Aguiar de Paula (Rola).

Naquela oportunidade foi repassado ao tesoureiro Cristiano Ayres a importância de 1.506,90 (um mil e quinhentos e seis cruzeiros e noventa centavos).

A festeira de 1944, Matilde Margon Vaz era esposa de Gerônimo Vaz e mãe de Nilda, Nilo, Laerte, Haley, Tereza, João, Anita, Francisco e Carlos. O filho Haley Margon, diz que, naquela época tinha 12 anos e que a festa era feita dentro da religiosidade. “Naquele tempo se fazia a festa para Nossa Senhora do Rosário, sem comércio, ou seja, barracas, então apesar de ser menor que os dias atuais, se viviam a verdadeira FÉ”.

O festeiro daquele ano, Aguiar de Paula era casado com Celina Rodrigues e pai de oito filhos, Ovídio, José, Sebastião, Bento, João (Thoya), Sena, Duvirges e Laurinda.

FOTO: Aguiar de Paula 

FOTO: Celina Rodrigues 

FOTO: Gerônimo Vaz

FOTO: Matilde Margon Vaz

 

Pesquisa e produção; Maysa Abrão ano 2015, Revista Portal VIP, direitos reservados.

FOTOS: Arquivos familiares