Para esclarecer dúvidas sobre a Lei Paulo Gustavo, Secult realiza encontro com as cidades do Circuito da Cachaça, no Norte de Minas

Descentralizar a cultura, capacitar e conhecer de perto as cidades e suas demandas no turismo e cultura são um dos objetivos do projeto #SecultNoMunicípio e, por isso, a comitiva Secult esteve nessa sexta (05/05) nas cidades de Salinas e Novorizonte, no Norte de Minas.
A visita começou na cidade de Novorizonte, que fica a 28km de distância de Salinas. Por lá, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; o subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior; e a Superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, Janaína Silva, conheceram o modo de produção artesanal de uma das cachaçarias mais famosas do país, a Cachaça Havana.
Neste momento, o secretário de Estado reforçou a importância da região, que faz parte do Circuito da Cachaça, para o turismo e cultura do Estado, já que a bebida é uma das mais famosas do mundo e faz parte da cozinha mineira, que em breve será considerada Patrimônio Cultural de Minas Gerais, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA.
Na cidade de Salinas, a visita começou também em uma cachaçaria, a que leva o nome da cidade. Sua fábrica possui instalação industrial e é uma das responsáveis por levar o nome da região para todo país.
“Nosso território produz produtos originais que ganham o mundo pela sua qualidade, mas, sobretudo, falam aos corações de nós que somos daqui e também daqueles que visitam. A região do Vale do Jequitinhonha possui uma importância fundante e fundamental para a cultura mineira e, consequentemente, no desenvolvimento do turismo, que tem na gastronomia, no qual a cachaça faz parte, seu grande elemento de atração de turistas. ”
Comenta o secretário de estado.
Capacitação 
Em breve, Minas Gerais receberá o valor de R$ 379 milhões do Fundo Nacional de Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, e a capacitação dos trabalhadores da cultura e turismo para que aconteça uma distribuição do dinheiro de forma justa é fundamental.
Seguindo essa estratégia, o projeto #SecultNoMunicípio levou para a cidade de Salinas uma palestra ministrada pela Superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, Janaína Silva, além de uma roda de conversa com o secretário de Estado, Leônidas Oliveira.
O encontro contou com a participação de prefeitos e secretários municipais, além de trabalhadores da cultura e turismo das cidades da região, e teve o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre como a Lei Paulo Gustavo será executada no Estado.
Fundação de Cultura
A noite foi marcada pela inauguração do prédio da Fundação de Cultura, pelo Governo de Minas e Prefeitura de Salinas. A estrutura construída em 1922 era um presídio e foi totalmente restaurada. Para celebrar sua reinauguração, foi realizada uma cerimônia aberta ao público que contou com a apresentação de grupos culturais da região.
“A cultura tem um fator importantíssimo. Tão importante quanto a saúde do corpo é a saúde da alma. A cultura é capaz de fomentar a saúde da alma, de apaziguar os corações. Hoje, entregar a restauração desse prédio, que é o centro da cultura da cidade, é muito significativo e gratificante.”
Foto: Leo Bicalho