Prefeitura de Goiânia inaugura unidade Centro Pop

Instituição promoverá ações que visam incluir pessoas em situação de rua nas políticas de assistência social. Haverá serviços disponibilizados nas áreas da saúde, educação, previdência social, trabalho e renda, moradia, cultura, esporte, lazer, segurança alimentar e nutricional

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) inaugura nesta quinta-feira, 10, a partir das 8 horas, faz parte das práticas de políticas públicas previstas no decreto nº 7.053/2009, da Presidência da República, bem como na tipificação nacional de serviços socioassistenciais. O serviço é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ ou sobrevivência. No projeto de lei, que institui políticas para pessoas em situação de rua, encaminhado para a Câmara Municipal nesta semana, o prefeito Paulo Garcia prevê a instalação de Unidade de Centro Pop na capital.

O espaço conta com recepção, cozinha, refeitório, banheiros com chuveiro, vestiários, lavanderia, salas de atendimento coletivo e individualizado. As pessoas acolhidas receberão kit de higiene pessoal e alimentação. Já equipe profissional do espaço é composta por coordenadores, assistentes sociais, psicólogos, advogados, educadores sociais, recepcionistas, técnicos administrativos e serviços gerais.

As atividades no Centro Pop são voltadas para a reinserção familiar dessas pessoas e encaminhamento para o mercado de trabalho. Para isso, serão ofertadas oficinas, rodas de conversa e atividades culturais diversas, que serão distribuídas durante a semana, com o objetivo de desenvolver a coletividade, trabalhar a subjetividade e favorecer o fortalecimento da autoestima e autonomia.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Gardenia Lemos, é importante reconhecer a complexidade da ação institucional e a interdependência entre as políticas para assegurar o atendimento integral das pessoas em situação de rua para além das garantias da assistência social.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maristela Alencar, a administração do prefeito Paulo Garcia tem se preocupado e elaborado políticas públicas com setores da sociedade em situação de vulnerabilidade social. “A unidade Centro Pop garante atendimento adequado, qualificado e seguro, promovendo dignidade às pessoas que têm a rua como espaço de vivência e sobrevivência”, disse.

 

goiania 2
Saiba mais
A Unidade Centro Pop Goiânia fica na Rua 10, número 494, Setor Sul. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Público e formas de acesso:
– Famílias e indivíduos em situação de rua
– Demanda espontânea
– Encaminhamentos do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), de outros serviços socioassistenciais, de outras políticas públicas setoriais e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Programação
8h – Concentração: Praça Dr. Carlos de Freitas, entre a Alameda Botafogo e Rua 15, Setor Universitário
8h15 – Atividades musicais e apresentação do Grupo de Capoeira Senzala (Cras Recanto das Minas)
8h40 – Fala das autoridades
9h – Caminhada de Mobilização até o Centro Pop
9h10 – Café da Manhã
9h40 – Início do atendimento psicossocial para as pessoas em situação de rua
Inscrição Cadastro Único (DPSB/ Semas)
Espaço aberto para higiene pessoal
Corte de cabelo (NAS Pedro Ludovico)
Serviços de Saúde – NECAI – Faculdade de Enfermagem da UFG
10h – Início dos encaminhamentos para o almoço no Restaurante Popular
10h30 – Roda de conversa com o conselho regional de Psicologia
14h – Continuidade do atendimento psicossocial
Atividades Culturais
Inscrição Cadastro Único (DPSB/ Semas)
Oficina de Rap (Grupo Novo Mundo)
Roda de Samba (Caps Negrão de Lima)

Serviço
Assunto: Inauguração do Centro Pop
Data: 10 de dezembro de 2015, quinta-feira
Horário: a partir das 8 horas
Local: Rua 10, número 494, Setor Sul
Contato: (62) 3524-2649

Ângela Moureira, da editoria de Assistência Social – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Foto: Humberto Silva