Prêmio Guia Gastronômico do Fica 2025 aquece o comércio na cidade de Goiás

Café Aroma com Arte

Primeira edição do evento movimenta restaurantes da região, amplia a visibilidade dos negócios locais e fortalece a economia durante o festival

Entre as pausas das mostras e oficinas audiovisuais, o público do 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025) pôde, pela primeira vez, vivenciar a culinária goiana em meio à disputa entre os estabelecimentos da cidade de Goiás pelo Prêmio Guia Gastronômico.

A premiação ocorreu entre os dias 10 e 15 de junho, durante o festival, que neste ano contou com investimento recorde de R$ 6,1 milhões do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Para ampliar a experiência dos visitantes, restaurantes, lanchonetes e bistrôs foram selecionados para participar da competição. Os vencedores da primeira edição foram: 1º lugar: Restaurante Sabor dos Anjos; 2º lugar: Aroma Café com Arte, e 3º lugar: Restaurante Bistrô Fênix.

Gastronomia impulsiona comércio local
O Fica 2025 atraiu cerca de 40 mil visitantes durante os seus cinco dias de programação, refletindo em um aumento na demanda por serviços locais, especialmente no setor gastronômico.

Vinicius, sócio-proprietário do Aroma Café com Arte, segundo colocado no prêmio, destaca o impacto positivo da iniciativa em seu negócio, tanto econômica quanto socialmente: “Durante e após o evento, criamos uma relação de longo prazo com o público. Muitos que nos visitaram voltaram e passaram a valorizar ainda mais os negócios da região.”

Impacto pós-evento
Alan Martins Alves dos Anjos, proprietário do Restaurante Sabor dos Anjos, vencedor do primeiro lugar, ressalta o reflexo duradouro que o festival trouxe para o empreendimento: “Ao participarmos e vencermos o Guia Gastronômico, conquistamos maior visibilidade junto aos turistas e também aos moradores locais, muitos dos quais não nos conheciam ou tinham receio do nosso trabalho. Isso gerou confiança e aumentou o movimento de clientes.”

O Bistrô Fênix, terceiro colocado, gerenciado por Núbia Gleide de Souza, também registrou crescimento expressivo na procura por seus pratos, especialmente os típicos goianos, como a panelinha caipira e os pratos executivos: “O fluxo de pessoas aumentou consideravelmente após a exposição que recebemos durante a disputa do prêmio.”

Além do aumento nas vendas, Núbia destacou outro benefício proporcionado pelo festival: “A experiência de participar do Guia Gastronômico foi muito positiva porque, com a capacitação oferecida pela equipe do evento, aprendemos a tirar fotos e a apresentar melhor os pratos. Isso influenciou diretamente na imagem do bistrô e na experiência do cliente.”

FOTOS: Divulgação