Programação do Cine Cultura tem estreias premiadas, sessões gratuitas e homenagem ao Dia dos Pais

Clássicos remasterizados, lançamento de curtas goianos e sessão surpresa estão entre os destaques da semana

O Cine Cultura traz uma programação especial e diversificada nesta semana, com três estreias que dialogam com temas universais como o afeto, o fim da vida e as transformações sociais, além de sessões gratuitas que celebram o cinema goiano e o Dia dos Pais.

Uma das novidades é “Uma Bela Vida”, novo longa do premia do diretor Costa-Gavras, vencedor do Oscar e da Palma de Ouro. Selecionado para o Festival de San Sebastian, o filme apresenta diálogos entre um médico e um filósofo sobre medicina paliativa e o fim da vida, em uma abordagem ao mesmo tempo, sensível, crítica e bem-humorada. O elenco conta ainda com participação especial da atriz Charlotte Rampling.

O cinema brasileiro também ganha espaço com o retorno às telas de “Iracema – Uma Transa Amazônica”, clássico de Jorge Bodanzky, agora em versão remasterizada em 4K. Produzido nos anos 1970, o filme segue atual ao abordar, em formato de road movie, temas como exploração humana, devastação da Amazônia e os impactos do poder e da ganância.

Já o delicado “Estranho Caminho”, de Guto Parente, vencedor do Festival de Tribeca em 2023, embora tenha sido lançado nos cinemas em agosto de 2024, o Cine Cultura não pôde exibi-lo devido à reforma da sala. A trama acompanha o reencontro entre pai e filho durante uma pandemia fictícia, numa tocante homenagem à memória, ao afeto e ao amor pelo cinema. A estreia acontece em agosto, no mês em que se comemora o Dia dos Pais, tornando o momento ainda mais simbólico.

Lançamento

Além das estreias comerciais, o Cine Cultura promove, na quinta-feira (7/8), às 19h30, o lançamento de dois curtas-metragens goianos com entrada gratuita. Dirigidas por Felipe Pitombo, as animações “Jinga” e “Olhos Castos” unem poesia e temas sociais como ancestralidade africana, infância, racismo estrutural, empoderamento e resistência.

Produzidas pelo Pitombo Studio, com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), as obras destacam a força da animação goiana. “Jinga” conta a história de uma menina que enfrenta o racismo e se reconecta com sua ancestralidade por meio de um colar herdado da avó. Já “Olhos Castos”, inspirado na poesia de Leodegária de Jesus, é uma narrativa sem diálogos sobre os reflexos da infância na vida adulta.

O Cine Cultura fica no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica. Ingressos para sessões pagas são vendidos na bilheteria, com pagamento em dinheiro ou Pix. A bilheteria abre 30 minutos antes das sessões em dias úteis e uma hora antes nos fins de semana e feriados. Sessões gratuitas são indicadas na programação.

Confira as sinopses

Uma Bela Vida (2025, França, 14 anos, 100 min, dir: Costa-Gavras)

O encontro entre o renomado filósofo Fabrice e Augustin, um médico especializado em cuidados paliativos. Através das histórias dos pacientes, Fabrice descobre as diferentes formas de lidar com a vida e a morte.

Dreams (2025, Noruega, 14 anos, 110 min, dir: Dag Johan Haugerud)

Aos quinze anos, uma garota experimenta um despertar sexual ao se apaixonar intensamente por sua professora. Para processar seus sentimentos, ela os traduz em palavras, as páginas de seu diário com uma escrita vívida e arrebatadora.

Um Lobo Entre os Cisnes (2025, Brasil, 12 anos, 115 min, dir: Marcos Schechtman e Helena Varvaki)

Inspirado na história real de Thiago Soares, o maior bailarino do Brasil. Criado no subúrbio do Rio de Janeiro, quando jovem, troca as batalhas do hip hop pelos palcos do balé clássico, entrando em um novo mundo sob a orientação de um mentor implacável. Entre disciplina, desafios e paixão, Thiago rompe barreiras sociais e culturais até conquistar o posto de primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres.

O Silêncio das Ostras (2025, Brasil, 12 anos, 127 min, dir: Marcos Pimentel)

A vida de uma menina que nasceu em uma vila de operários de uma mina e tem que aprender a lidar com as sucessivas perdas que a vida lhe reservou. Após perder todos os seus mundos, Kaylane insiste em sobreviver e resistir. Um filme sobre crescer, sobreviver e sonhar em meio à poeira, à lama e ao silêncio.

Cloud – Nuvem de Vingança (2025, Japão, 16 anos, 124 min, dir: Kiyoshi Kurosawa)

Buscando lucro rápido, um jovem revende online diversos produtos baratos por preços elevados, o que acaba gerando insatisfação entre seus clientes. Conforme o descontentamento cresce, alguns clientes decidem se vingar, levando-o a enfrentar uma série de eventos misteriosos e ameaçadores que colocam sua vida em risco.

Cazuza, Boas Novas (2025, Brasil, 14 anos, 91 min, dir: Nilo Romero e Roberto Moret)

O documentário retrata um dos períodos mais intensos, produtivos e simbólicos da trajetória de Cazuza. Entre 1987 e o início de 1989, mesmo enfrentando o diagnóstico de AIDS e um agravamento severo de saúde, o cantor e compositor viveu uma explosão criativa: lançou três álbuns, foi premiado diversas vezes e realizou mais de 40 apresentações com o espetáculo O Tempo Não Para, que se tornaria um dos marcos de sua carreira.

Estranho Caminho (2023, Brasil, 14 anos, 87 min, dir: Guto Parente)

Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.

Iracema – Uma Transa Amazônica (1974, Brasil, 16 anos, 97 min, dir: Jorge Bodanzky)

A narrativa acompanha a jovem Iracema (Edna de Cassia) e sua jornada pela Rodovia Transamazônica, uma estrada que, em 1974, simbolizava o otimismo da propaganda militar. Ao lado de Tião Brasil Grande (Paulo Cesar Pereio), ela embarca em uma jornada que a tira das ruas de Belém e a leva para o interior da floresta amazônica.

Confira as sessões: de 7 a 13/8

Dia 07/08 – Quinta-feira

15h – Estranho Caminho (14 anos)

17h – Uma Bela Vida (14 anos)

19h30 – Lançamento de curtas goianos: Jinga (14 min, livre), Olhos Castos (09 min,

livre, Passageiro do Brasil (22 min, 14 anos)

Dia 08/08 – Sexta-feira

14h – Cazuza, Boas Novas (14 anos)

15h45 – Uma Bela Vida (14 anos)

17h45 – Dreams (14 anos)

19h50 – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)

Dia 09/08 – Sábado

14h – Clássico surpresa de Dia dos Pais: um clássico da década de 1940 (10 anos)

16h30 – Estranho Caminho (14 anos)

18h30 – Cloud – Nuvem De Vingança (16 anos)

Dia 10/08 – Domingo

15h – Uma Bela Vida (14 anos)

17h – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)

1h – Dreams (14 anos) – última sessão

Dia 11/08 – Segunda-feira

14h – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)

15h50 – Estranho Caminho (14 anos)

17h45 – Um Lobo Entre Os Cisnes (12 anos)

20h – Uma Bela Vida (14 anos)

Dia 12/08 – Terça-feira

14h – Um Lobo Entre os Cisnes (12 anos)

16h15 – Uma Bela Vida (14 anos)

18h15 – Cazuza, Boas Novas (14 anos)

20h – Cloud – Nuvem De Vingança (16 anos)

Dia 13/08 – Quarta-feira

14h – Cloud – Nuvem De Vingança (16 anos)

16h20 – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)

18h10 – Estranho Caminho (14 anos)

20h – Cazuza, Boas Novas (14 anos)

Fotos: Divulgação