
Iniciativa integra a política de valorização das manifestações culturais tradicionais do estado
A Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult-GO) anuncia a abertura das inscrições para o Edital de Premiação de Mestras e Mestres da Cultura Popular, iniciativa que integra a política de valorização das manifestações culturais tradicionais do estado. Este é o sexto edital lançado em 2025 com recursos do Fundo de Arte e Cultura (FAC).
Ao todo, serão concedidos 120 prêmios no valor individual de R$ 10 mil, destinados a reconhecer e incentivar personalidades que preservam e transmitem saberes, fazeres e expressões que compõem o patrimônio cultural imaterial goiano. A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Goiás com a salvaguarda das culturas populares e tradicionais.
As inscrições estão abertas até o dia 6 de outubro de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente pela Plataforma Baru de Editais (sistemabaru.cultura.go.gov.br). O edital completo, com todas as orientações e critérios de participação, está disponível aqui.
Fundo de Arte e Cultura
Instituído pela Lei nº 15.633, de 30 de março de 2006, o FAC é o principal mecanismo de fomento à arte e à cultura no estado de Goiás. Sua missão é apoiar a pesquisa, criação, produção, difusão e valorização de iniciativas culturais em todas as regiões goianas.
Ao longo dos anos, o Fundo passou por importantes aperfeiçoamentos, com foco na eficiência, transparência e democratização do acesso aos recursos públicos. Por meio de editais públicos, o FAC fortalece a cena artística local, incentiva a diversidade cultural e assegura que artistas, mestres da cultura e demais agentes culturais tenham acesso a políticas públicas consistentes e inclusivas.