Setembro Amarelo| Profissionais da saúde de Catalão vão aprimorar conhecimentos para identificar e acolher pessoas com tendências para o autoextermínio

Nesta sexta-feira (22/09), 70 profissionais da área vão participar de palestras e mesa-redonda de capacitação para tratar da prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) José Evangelista da Rocha, em virtude da Campanha de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo – realizará evento direcionado aos profissionais da saúde de Catalão, para debaterem ideias com foco no autocuidado e no acolhimento do outro conscientizando também sobre a valorização da vida.

Lorena Vargas, coordenadora geral de Saúde Mental de Catalão e organizadora da campanha, disse que o evento tem caráter de qualificação. “Preparamos uma manhã inteira de educação permanente sobre a prevenção do suicídio para capacitar os profissionais da Atenção Básica até ao servidor da saúde que atende no SAMU e UPA”, disse.

A palestra da campanha de prevenção será proferida pelo Dr. Alexandre Henrique Correia Rosa, psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) José Evangelista da Rocha, que abordará o tema: Transtornos Mentais e Fatores de Risco de Suicídio.

Logo depois, será formada a mesa-redonda com profissionais integrantes da Rede de Atenção Psicossocial de Catalão (RAPS) e UFCAT.

O encontro não tratará somente das questões de prevenção ao suicídio. “Esperamos, com este evento educativo, fazer com que nossos colegas da saúde possam ter mais condições de identificar e acolher as pessoas que estão enfrentando sofrimento psíquico, e, também, promover o encaminhamento correto para cada caso em específico”, disse Lorena Vargas.

 

Serviço

Campanha de Prevenção ao Suicídio para Profissionais da Rede de Atenção à Saúde

Dia: 22/09/2023, sexta-feira

Horário: das 8h às 11h

Local: Auditório da Prefeitura de Catalão

Evento restrito aos profissionais da saúde

 

Sobre suicídio

Nas últimas décadas, o suicídio virou caso de saúde pública, como se as autoridades de saúde estivessem enfrentando um fenômeno complexo e multifatorial. De acordo com vários órgãos de saúde, os números são relevantes.

 

  • Média anual de suicídio no mundo: 1.000.000 de pessoas

 

  • Média diária de suicídio no Brasil: 28 pessoas

 

  • Faixa etária mais atingida: jovens de 15 a 19 anos

 

  • Para cada morte por suicídio, 20 outros casos são registrados como tentativa.

 

Catalão, cidade que Sonha e Faz!

 

SECOM | Prefeitura de Catalão