Sindicato Rural alerta produtores para o fim do prazo para cadastramento do CAR

No dia 5 de maio termina o prazo determinado pelo Código Florestal para que os proprietários de terras prestem as informações ambientais referentes a situação das áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, Uso Restrito, florestas e vegetação nativa e todas as áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O Cadastro Ambiental Rural, CAR, foi regulamentado em maio de 2014. O prazo inicial era para que até maio de 2015 terminasse o cadastro, no entanto foi prorrogado por um ano, ou seja, até maio de 2016. O sistema servirá como base de dados para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento no Brasil e para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Não há previsão de sanção direta ao produtor que não aderir ao CAR, mas ele perde uma série de benefícios que estão ligados ao prazo para o cadastramento, como a suspensão da aplicação de multas e a recomposição do passivo em 20 anos. Além de perda de benefícios depois de 5 de maio, a lei prevê que, após cinco anos de sua publicação, a partir de 28 de maio de 2017, as instituições financeiras não poderão conceder crédito rural aos agricultores que não tiverem o cadastro regularizado.

Para auxiliar os produtores neste momento, o Sindicato Rural de Catalão realizou parceria com a empresa Terra Viva Projetos Ambientais, a qual fornece descontos para os associados do sindicato realizarem o processo com tranquilamente e agilidade. Até o momento cerca de 70% dos produtores associados já se cadastraram.

 

O presidente do Sindicato Rural, Newton José da Silva, alerta “não há previsão para que este prazo seja novamente prorrogado e quem não o fizer irá enfrentar complicações se quiser fazer um financiamento, por exemplo. Todo associado pode procurar a sede do Sindicato no Parque de Exposições Waldivino Duarte para mais esclarecimentos ou ligar no (64) 3441- 2479”.

 

Assessoria de Comunicação