TRICENTENÁRIO DE CATALÃO – (Homenagem Cida Nesralla)

Flores se abrem com tonalidades do céu. Nasci no vale encantado do Ribeirão Pirapitinga, ornado por três morros chamados de São João ,Três Cruzes, e Santo Antônio, marcos de idas e vindas dos moradores dessa cidade maravilhosa!
Sinto saudades da menina que perscrutava as aflições, os amores, as tragédias e benquerenças como moldura de uma terra abençoada.
Lá do morro orgulho de ver o seu bailado que traz esperanças. Sorrisos divinais que encantam toma conta do sentir e deixam o corpo luzir de contentamento. É como um bafejo de Deus soprando a beleza sensível e poética que liberta minhas tranças.
Circundo pela cidade e me esparramo em suas praças. Volta e meia, pelo trem da vida, abrem vagões de lembranças, que remexem um tanto de saudades armazenadas; aí escorre uma chuva que não molha o corpo da gente, cai na alma e adentra ruas e ladeiras desta Atenas de Goiás.
Margeio minha Catalão, caminho pelas suas ladeiras, subo o morro do São João e assisto ao pôr de sol que extasia o meu âmago e colore de ouro o céu do meu coração. A noite trás vaga-lumes acessos, a alindar na escuridão, e deixa menos tenebroso o breu da noite, quando vêm,as estrelas e o luar, o céu se adorna de ternura e fica coberto de amores. Já pelo dia clareiam-me os olhos com a beleza do inverno, desenhando caminhos multicoloridos de ipesinos. São momentos mágicos que escorregam de emoções
e de ramificações de seus atributos centenários.
Terra de eternos ancestrais, deixa o seu brilho na musicalidade do seu hino, deixado por Frederico Campos e iluminado pela letra de Aguinaldo de Campos Netto.
Repica seus tambores numa invocação africana.
Dança…Dança Catalão e saltita sua dança folclórica homenageando a sua padroeira, a Senhora do Rosário. Quando dança, minha Catalão, o meu coração tremeluz diante do seu gingado e eu me deixo seduzir.
Beijo o seu chão tricentenário, entremeado de passado e modernidade, conflitos e glórias, amores e desilusões. Com a música maravilhosa de João Abrão ( despedida de Catalão) deixo o som tocar a minha alma, como se anjos estivessem trazendo um carinho de Deus… nesse embornal de lindeza!