TRICENTENÁRIO DE CATALÃO por Cida Nesralla

TRICENTENÁRIO DE CATALÃO
(300 anos de história)
(163 anos de emancipação política)
PARABÉNS

CATALÃO!

Flores se abrem com tonalidades do céu. Nasci no vale encantado do Ribeirão Pirapitinga, ornado por três morros chamados de São João ,Três Cruzes, e Santo Antônio, marcos de idas e vindas dos moradores dessa cidade maravilhosa!
Sinto saudades da menina que perscrutava as aflições, os amores, as tragédias e benquerenças como moldura de uma terra abençoada.
Lá do morro orgulho de ver o seu bailado que traz esperanças. Sorrisos divinais que encantam toma conta do sentir e deixam o corpo luzir de contentamento. É como um bafejo de Deus soprando a beleza sensível e poética que liberta minhas tranças.
Circundo pela cidade e me esparramo em suas praças. Volta e meia, pelo trem da vida, abrem vagões de lembranças, que remexem um tanto de saudades armazenadas; aí escorre uma chuva que não molha o corpo da gente, cai na alma e adentra ruas e ladeiras desta Atenas de Goiás.
Margeio minha Catalão, caminho pelas suas ladeiras, subo o morro do São João e assisto ao pôr de sol que extasia o meu âmago e colore de ouro o céu do meu coração. A noite trás vagalumes acessos, a alindar na escuridão, e deixa menos tenebroso o breu da noite, quando vêm,as estrelas e o luar, o céu se adorna de ternura e fica coberto de amores. Já pelo dia clareiam-me os olhos com a beleza do inverno, desenhando caminhos multicoloridos de ipesinos. São momentos mágicos que escorregam de emoções
e de ramificações de seus atributos centenários.
Terra de eternos ancestrais, deixa o seu brilho na musicalidade do seu hino, deixado por Frederico Campos e iluminado pela letra de Aguinaldo de Campos Netto.
Repica seus tambores numa invocação africana.
Dança! Dança Catalão! Saltita sua dança folclórica homenageando a sua padroeira, a Senhora do Rosário. Quando dança, minha Catalão, o meu coração tremeluz diante do seu gingado e eu me deixo seduzir.
Beijo o seu chão tricentenário, entremeado de passado e modernidade, conflitos e glórias, amores e desilusões. Com a música maravilhosa de João Abrão ( despedida de Catalão) deixo o som tocar a minha alma, como se anjos estivessem trazendo um carinho de Deus… nesse embornal de lindeza!
__Cida Nesralla