
Grupo instrumental apresenta o show Brasis em Brasa nesta sexta-feira (5/9), com mistura de jazz, rock e tradições populares
Diretamente da Chapada dos Veadeiros, o Trio Tunda é uma das atrações da edição de 30 anos do Goiânia Noise Festival. O grupo de música instrumental apresenta o show ‘Brasis em Brasa’, cuja circulação foi iniciada em junho e é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O show será nesta sexta-feira (5/9), às 20h, no Martim Cererê. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Bilheteria Digital.
Formado por Renato Segredo (guitarra), Flávio Marciano (contrabaixo) e Raphael Mosquito (bateria), o trio mistura a riqueza rítmica brasileira, o improviso do jazz e o peso do rock. Em ‘Brasis em Brasa’, os músicos propõem um mergulho sonoro no Brasil adentro, com composições instrumentais e experimentais que destacam a riqueza dos nossos ritmos tradicionais, como frevo, forró, samba, xaxado, bumba meu boi, ijexá, côco, modas de viola e chacarera.
O guitarrista Renato Segredo, que assina as composições autorais do trio, é reconhecido como um dos grandes músicos da Chapada dos Veadeiros e é parceiro musical em operetas da Mestra Doroty Marques. O contrabaixista Flávio Marciano leva para o trio sua ampla experiência como músico e produtor musical, tendo lançado em 2025 o seu primeiro disco solo. Raphael Mosquito, na bateria, compartilha a sua consolidada pesquisa sobre os batuques afro-brasileiros, somando mais de 40 participações em singles e discos lançados por artistas de Goiás e São Paulo.
As trajetórias musicais de cada integrante do Trio Tunda refletem a confluência entre raízes culturais que formam o país. “Além da gente ter origens diferentes, aqui na Chapada convivemos com pessoas de vários estados e em festivais onde a diversidade musical dos brasis tá muito presente. Eu e o Flávio já tocávamos alguns cocos e bois na noite alto-paraisense e o Renato Segredo tem essa guitarra influenciada pelo bandolim e pelas operetas da Doroty Marques. Nosso encontro foi um acidente inventivo. Resolvemos unir nossas experimentações e transpor para a linguagem instrumental”, conta o baterista Raphael Mosquito.
Circulação e EP
Como parte da circulação ‘Brasis em Brasa’, serão realizados, até novembro, oito shows em diferentes cidades goianas e também no Distrito Federal. Os primeiros giros passaram pela Vila de São Jorge e pela região central de Alto Paraíso de Goiás. No dia 15 de setembro, a circulação volta à Vila de São Jorge para integrar a programação do 25º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Paralelo às apresentações, o Trio Tunda prepara o lançamento do seu primeiro EP, também chamado ‘Brasis em Brasa’. O disco é produzido de forma independente na Chapada dos Veadeiros e trará cinco faixas, sendo três autorais assinadas por Renato Segredo e duas releituras de samba de coco e bumba meu boi. O lançamento está previsto para dezembro, nas principais plataformas musicais.
Serviço
Trio Tunda no Festival Goiânia Noise – ‘Brasis em Brasa’
Data: Sexta-feira (5/9), às 20h
Local: Centro Cultural Martim Cererê
Ingressos: bilheteriadigital.com/goiania-noise-festival-30-anos
Redes sociais: instagram.com/triotunda
Fotos: Duda Segredo