Últimos dias para se inscrever no Fórum de Patrimônio Material e Imaterial do Estado de Goiás

Interessados têm até sexta-feira (22/8) para garantir a vaga gratuitamente por meio de formulário on-line

As inscrições para a primeira edição do Fórum de Patrimônio Material e Imaterial do Estado de Goiás chegam ao fim nesta sexta-feira (22/8). O evento será realizado entre os dias 29 e 31 de agosto de 2025, no município de Alto Paraíso de Goiás. Podem participar gestores municipais de cultura e patrimônio de prefeituras e secretarias, mestres e mestras da cultura, redes culturais, instituições e comunidades, além de interessados em cultura, história e identidade, como artistas, educadores e pesquisadores.

É possível se inscrever no Fórum como participante institucional ou cultural, como expositor (a) na Feira Cultural do Cerrado, ou como apoiador institucional ou logístico. Todas as formas de participação devem ser formalizadas pelo preenchimento do formulário correspondente:

Prefeituras e secretarias – https://abrir.link/UZSQt
Mestres e mestras, redes culturais, instituições e comunidades – https://abrir.link/mYVZb
Público em geral – https://forms.office.com/r/t511UmK9Dd

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Fórum tem como objetivo promover um espaço de diálogo, escuta qualificada e construção de diretrizes voltadas à valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural do Estado. A primeira edição tem como tema “Patrimônio e Território: fronteiras culturais e paisagens de resistência”.

A programação inclui painéis com os temas Território e Identidade Cultural, Educação Patrimonial e Formação, Salvaguardas e Políticas Públicas e Patrimônio e Sustentabilidade, além de oficinas práticas com foco em registros, inventários, legislação e financiamento cultural. Será realizada ainda uma Roda de Saberes, voltada ao diálogo entre mestres e comunidades, e a Feira Cultural do Cerrado, onde estarão em exposição saberes, produtos da sociobiodiversidade, comidas tradicionais e manifestações culturais.

As atividades visam mapear desafios, inspirar boas práticas, valorizar os mestres da cultura e os saberes tradicionais, promover a educação patrimonial e subsidiar a formulação de políticas públicas mais efetivas e territorializadas. A programação completa está disponível no site da Secult Goiás.

Foto: Secult Goiás