Vila Cultural Cora Coralina recebe encontro gratuito sobre direitos reprodutivos e maternidade nas artes

“Imagens em Trânsito #03” será neste sábado (16/8), a partir das 9h. Evento é promovido pelo Entre-imagens – Laboratório Experimental de Cinema e Arte do curso de Cinema e Audiovisual da UEG

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), recebe neste sábado (16/8), a partir das 9h, o encontro “Imagens em Trânsito #03 | Anarquivo: Direitos reprodutivos e o ‘anarquivamento’ da maternidade nas artes”. A iniciativa é promovida pelo Entre-imagens – Laboratório Experimental de Cinema e Arte, vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em colaboração com o projeto Anarquivo, organizado por Juliana Cajives e Marcelo Ribeiro, ligado ao grupo de pesquisa (an)arqueologias do sensível da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A entrada é gratuita.

O encontro dá continuidade ao ciclo de ações formativas iniciado em 2024 e propõe uma reflexão estética e política sobre os direitos reprodutivos e as narrativas sobre a maternidade, por meio da curadoria de filmes, lançamento de livro, debate com os organizadores e sessão de autógrafos. A programação inclui a projeção de obras audiovisuais e o lançamento do livro “História a que ninguém deu nome”, escrito e ilustrado por Juliana Cajives, que aborda os atravessamentos entre corpo, tempo e linguagem como gesto de resistência íntima e política.

Após a exibição dos filmes, os organizadores do Anarquivo conduzirão um debate sobre políticas do sensível e o anarquivamento da maternidade como experiência estética e política. O encontro será encerrado com uma sessão de autógrafos do livro, permitindo ao público o contato direto com a autora.

O projeto

As atividades do Imagens em Trânsito tem como objetivo promover encontros entre estudantes, pesquisadores, artistas e profissionais das áreas de cinema e artes visuais. Com foco na formação interdisciplinar e colaborativa, a iniciativa fomenta o compartilhamento de experiências, o fortalecimento de redes e a experimentação estética como forma de intervir criticamente no mundo contemporâneo.

A relevância da ação está em sua capacidade de conectar territórios, temporalidades e sujeitos diversos, atuando como espaço estratégico para a disseminação cultural e o exercício de um pensamento visual plural, sensível e político.

Serviço

Evento: Imagens em Trânsito #03 | Anarquivo: Direitos reprodutivos e o anarquivamento da maternidade nas artes

Data: 16/8/2025

Horário: 9h

Local: Vila Cultural Cora Coralina, Goiânia – GO

Entrada: Gratuita