

Apresentação será às 19h, no Centro Cultural da UFG. Iniciativa faz parte de projeto de manutenção e expansão das atividades do Grupo de dança contemporânea, que engloba outros espetáculos e ações formativas ao longo de 2025
O grupo goiano de dança contemporânea Ateliê do Gesto completa dez anos de trajetória em 2025 e celebra a data com a temporada do espetáculo “O Crivo”, que será encenado neste sábado e domingo (26 e 27/4), às 19h, no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). As apresentações são gratuitas, e o público é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível para apoiar o projeto Goiás Social.
Inspirado na obra Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa, o espetáculo “O Crivo” traz uma dramaturgia de movimentos que reflete sobre o tempo e a condição humana, com trilha sonora composta por Villa-Lobos, Francisco Mignone e Arthur Moreira Lima. Os ingressos devem ser retirados via Sympla, a partir deste link https://abre.go.gov.br/f9fe197.
A iniciativa integra um projeto de manutenção e expansão das atividades do grupo, realizado com produção da Lúdica Eventos e Projetos Culturais e recursos da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (Pnab), operacionalizada pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Com um repertório que inclui seis espetáculos, o Ateliê do Gesto já percorreu mais de 80 cidades em nove países, além de oferecer mais de 30 oficinas, quatro residências e 25 aulões.
Além da temporada de “O Crivo”, o projeto prevê a realização de três oficinas ao longo do ano, aulas abertas, rodas de conversa, a temporada do espetáculo “Fica Comigo”, e o desenvolvimento de um novo trabalho, “MAReAR”, cujo processo de pesquisa culminará em uma mostra especial. O grupo ainda embarca em julho deste ano para a França, onde participará do Festival Off de Avignon, um dos maiores festivais de teatro do mundo, com o espetáculo “Dança Boba” .
Sobre o grupo
O Ateliê do Gesto foi fundado por Daniel Calvet e João Paulo Gross como um espaço de pesquisa e criação em dança, explorando o corpo como campo poético e dramatúrgico. Desde sua estreia com “O Crivo”, o grupo consolidou-se como referência na cena nacional e internacional, participando de importantes circuitos como Palco Giratório (SESC Nacional) e Sesi Viagem Teatral , além de ter integrado projetos como a Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural e o Sesc Pulsar.
Serviço
Temporada de “O Crivo”
Datas: Sábado (26/4) e domingo (27/4)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural UFG – Goiânia
Entrada gratuita | Sugestão de 1kg de alimento para doação