Lucélia Santos dá vida à luta de Chico Mendes no encerramento do TeNpo 2025

Com o espetáculo “Vozes da Floresta”, a atriz se apresenta neste sábado (26), às 20h30, no Teatro do Centro Cultural

A história de luta e resistência de Chico Mendes, seringueiro morto em dezembro de 1988, é narrada por três personagens femininas: Valdiza Alencar, Cecília Mendes e Lucélia Santos, com o objetivo de manter viva a memória e o legado de suas batalhas pela defesa da floresta Amazônica. O espetáculo, um oferecimento od Sesc Goiás, será encenado neste sábado (26/4), às 20h30, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu, localizado na Praça Ângelo Rosa de Moura, no Centro.

A montagem encerrará as atividades da 20ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu que, desde terça-feira (22), oferece atrações teatrais e circenses, além de oficinas formativas de artes cênicas, dança e animação, sessões do Cine Goiás Itinerante e o Encontro dos Gestores Culturais.

A peça tem dramaturgia assinada por Zezé Weiss, concepção e atuação de Lucélia Santos e Francisco Carvalho como ator convidado. Protagonista de inúmeras novelas e clássicos da teledramaturgia aclamados mundialmente, Lucélia acumula diversos prêmios. Musa de Nelson Rodrigues no cinema, ela estreou recentemente a obra cinematográfica “A Serpente”, ao lado de Matheus Nachtergaele.

Com mais de 50 anos de carreira e reconhecida internacionalmente, a atriz se destaca como defensora incansável do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas, causas que abraça há mais de três décadas, celebrando a sua trajetória sempre marcante neste espetáculo que é, portanto, uma plataforma de luta.

O TeNpo é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), correalizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Goiás Social, Sesc Goiás, Academia Viking Cross e Corpo de Bombeiros.

Serviço
Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive, com Lucélia Santos
Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – TeNpo 2025
Quando: De terça-feira ( 22/4) até sábado (26/4)
Onde: Porangatu – GO
Entrada gratuita

Foto: Divulgação