Mural de Tchella Queiroga homenageia mulheres que marcaram a história de Goiás

Instalada no IFG Câmpus Goiânia, obra faz um tributo à memória, à arte e ao protagonismo feminino

Um novo marco da arte urbana está prestes a surgir em Goiânia: o projeto Luzes da Terra, da artista Tchella Queiroga, vai transformar uma parede do Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Goiânia. O mural está em produção, com inauguração prevista para o início de julho. A obra homenageia três mulheres que desempenharam papéis fundamentais na história cultural e social do Estado: Neusa Moraes, Leodegária de Jesus e Consuelo Nasser.

Mais do que uma intervenção artística, o projeto propõe um diálogo entre arte, memória e educação. A conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

As três homenageadas representam diferentes momentos e lutas do protagonismo feminino em Goiás. A escultora Neusa Moraes, autora da icônica obra As Três Raças, foi também educadora e defensora do acesso à arte fora dos centros urbanos.

A poeta e professora Leodegária de Jesus, pioneira da literatura goiana, rompeu barreiras raciais e de gênero no início do século XX. Já a jornalista e ativista Consuelo Nasser foi um dos nomes mais atuantes na defesa dos direitos das mulheres, tendo fundado o Centro de Valorização da Mulher (Cevam) e utilizado a imprensa como ferramenta de transformação social.

Além do mural, o projeto inclui uma oficina gratuita de grafite para jovens de 15 a 25 anos, estudantes do próprio IFG. Com 20 vagas disponíveis, a formação acontecerá nos dias 27 e 28 de junho, das 8h às 12h, e oferecerá aos participantes noções básicas de arte urbana, promovendo uma vivência prática e criativa com a artista.

O acesso ao espaço também é inclusivo: o IFG conta com infraestrutura acessível (rampas, banheiros adaptados, intérprete de Libras), e o projeto adotará práticas de acessibilidade digital nas redes sociais, com vídeos legendados e textos descritivos.

Tchella Queiroga é um dos principais nomes da arte urbana no Centro-Oeste. Arquiteta de formação, atua desde 2019 como muralista e grafiteira, com obras que destacam o protagonismo feminino, questões sociais e a identidade local. Já participou de festivais nacionais e internacionais, como o Graffiti Queens (dedicado a mulheres grafiteiras) e o Aldeia Sesc.

Serviço
Projeto Luzes da Terra – Produção de mural por Tchella Queiroga
Execução do Mural: de 1º a 31/05
Oficina de Grafite para estudantes do IFG: Dias 27 e 28/06
Entrega do mural: 02/07
Mais informações: via Instagram: @tchella_q

Fotos: Arquivo pessoal da artista Tchella Queiroga