Cine Teatro São Joaquim recebe turnê do grupo Nômades de Dança
Projeto une arte, formação e cultura afro-brasileira em vivência aberta ao público

O Cine Teatro São Joaquim, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, na cidade de Goiás, recebe na próxima segunda-feira (23/06), às 14h, a turnê do espetáculo de dança “Trama”, do Nômades Grupo de Dança. Após a apresentação, haverá um bate-papo entre artistas e o público, com intérprete de Libras, além de uma oficina de dança afro. A classificação indicativa da apresentação é 10 anos. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo site Sympla.com.
Inspirado na mitologia grega, o espetáculo narra a história das moiras, rês irmãs que determinavam o destino de deuses e seres humanos. Elas eram responsáveis por fabricar, tecer e cortar o fio da vida de cada indivíduo. Durante esse processo, utilizavam a roda da fortuna, um tear que posicionava o fio de cada pessoa em seu ponto mais favorável (o topo) ou desfavorável (o fundo), simbolizando os momentos de sorte ou infortúnio.
No palco, as bailarinas Julia Ormond, Dinekelle Lemes e Iara Prado propõem reflexões profundas ao público.
“Fico emocionada quando elas rompem a quarta parede e vão até o público. É bacana observar a interação — ou a ausência dela — com as bailarinas. Mas eu elejo como momento mais impactante a cena em que elas se batem (autoflagelam). É muito forte. O texto narrado nos convida a refletir: se podemos, se queremos — por que não fazemos?”, destaca Cristiane Santos, diretora do Nômades Grupo de Dança.
Ações formativas
O projeto “Desenrolar de Trama” oferece, também às 14h, uma oficina de dança voltada para bailarinos, coreógrafos, estudantes de dança e interessados na cultura afro-brasileira e na dança contemporânea.
A ação propõe a exploração da corporeidade presente no espetáculo e a valorização de uma estética afrocentrada. O objetivo é proporcionar uma imersão nas técnicas e referências da dança, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira. A classificação indicativa para as atividades formativas é de 16 anos.
Serviço
Trama – Espetáculo de Dança Contemporânea e Oficina de Dança Afro
Data: segunda-feira (23/6/2025)
Horário: 14h
Entrada solidária: 1kg de alimento não perecível ou item de higiene pessoal
Ingressos gratuitos disponíveis em Sympla.com
Classificação indicativa: 10 anos
Fotos: Raphael Fellipe
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás