Fica inicia programação nesta quarta-feira em Ilhabela e leva cinema e sustentabilidade ao litoral paulista
Festival goiano participa da Feira Literária e de Aventura (FLAI) com exibições, oficinas e debates sobre sustentabilidade e cultura

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) chega a Ilhabela (SP) nesta quarta-feira (22/10), dando início a uma programação que conecta cinema, literatura e meio ambiente no litoral Norte paulista. Até o próximo sábado (25/10), o público da Feira Literária e de Aventura de Ilhabela (FLAI) poderá acompanhar exibições de filmes, palestras, oficinas e rodas de conversa que evidenciam o compromisso do Governo de Goiás com a valorização da cultura e a consciência ambiental.
A presença do festival na FLAI acrescenta um novo eixo de reflexão ecológica e expressão cinematográfica à feira, reconhecida por unir natureza, leitura e arte em uma mesma experiência. Ao longo dos quatro dias de evento, o público terá acesso a mostras da edição 2025 do Fica, além de atividades educativas e painéis voltados à curadoria e à produção audiovisual.
A realização do Fica em São Paulo reforça a política do Governo de Goiás de difundir a cultura goiana e promover a educação ambiental em âmbito nacional. Em 2024, o festival já havia marcado presença no Encontro Internacional de Territórios e Saberes, em Paraty (RJ). Agora, amplia seu alcance e se consolida como referência no intercâmbio cultural e ambiental entre diferentes regiões do país.
Sobre o Fica
Realizado anualmente em junho, na cidade de Goiás — reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade —, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) é considerado o maior festival de cinema ambiental do Brasil e um dos mais prestigiados do mundo. Ao longo de mais de duas décadas, firmou-se como um espaço de exibição cinematográfica, debate crítico e integração entre arte, ciência e sustentabilidade.
O festival é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação RTVE. A edição especial em Ilhabela conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Retomada e da Goiás Turismo, ampliando a presença cultural de Goiás e fortalecendo sua vocação para o diálogo ambiental e artístico entre os estados brasileiros.
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás