Fica encanta público na FLAI e reforça elo entre cultura e sustentabilidade

Festival goiano leva cinema, arte e consciência ambiental à Feira Literária e de Aventura de Ilhabela (SP), com grande participação do público e ações educativas

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) abriu, na última quarta-feira (22/10), sua participação na 12ª edição da Feira Literária e de Aventura de Ilhabela – FLAI 2025, no litoral norte de São Paulo, com grande receptividade do público. O estande do festival, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi um dos pontos mais visitados da feira, reunindo visitantes, estudantes, produtores culturais e ambientalistas em torno de experiências interativas e exibições audiovisuais.

Durante o primeiro dia de atividades, o espaço do Fica apresentou o artesanato goiano, fruto de parceria com a Secretaria de Estado da Retomada, encantando o público local com obras de diferentes artistas. O estande também contou com o Jogo da Memória, promovido pela Agência Goiás Turismo, que divertiu pessoas de todas as idades em um momento de interatividade e descontração.

No mesmo dia, os moradores puderam assistir ao filme “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, dentro do projeto Cine Bike, um cinema itinerante sustentável em que toda a energia utilizada na exibição é gerada pelo próprio público, por meio de bicicletas (energia motriz).

A presença do Fica na FLAI amplia o diálogo entre cinema, literatura e meio ambiente, reforçando o compromisso do Governo de Goiás em promover a cultura e a conscientização ambiental em âmbito nacional. “Este momento e esta participação do Fica aqui em Ilhabela demonstram o quanto o Estado tem contribuído para o debate sobre sustentabilidade e cultura em todo o país”, destacou a superintendente de Fomento e Gestão Cultural, Raissa Coutinho.

A programação segue nos próximos dias com mostras de curtas e longas-metragens, painéis temáticos sobre curadoria e sustentabilidade, e oficinas voltadas à formação audiovisual. O festival também realizará ações educativas em parceria com escolas locais, incentivando novas gerações a se engajarem com o cinema e a consciência ambiental.

Reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera, Ilhabela possui 85% de seu território preservado como unidade de conservação da Mata Atlântica, cenário ideal para o encontro entre arte e natureza promovido pelo Fica.