Aniversário de Goiânia: Secult promove exposição e eventos

Mostra “Eu vi Goiânia Crescer”, do fotógrafo Hélio de Oliveira, e a I Semana das Narrativas Goianas, contam com programação presencial e online. Eventos são organizados pela Secult Goiás, por meio da Biblioteca Pio Vargas e Museu da Imagem e do Som

 

As comemorações terão início às 8h30, no Centro Cultural Marietta Telles, localizado na Praça Cívica e contam com programação presencial e online. (Foto: Secult)

Em comemoração ao aniversário de Goiânia, celebrado no dia 24 de outubro, a Secretaria de Estado de Cultura realiza dois eventos na próxima quarta-feira (20/10): a exposição fotográfica “Eu Vi Goiânia Crescer” e a mesa redonda “Memórias Identitárias da Mulher na Literatura Goiana”. Organizados pelo Museu da Imagem e do Som e pela Biblioteca Estadual Pio Vargas, unidades da Secult Goiás, as comemorações terão início às 8h30, no Centro Cultural Marietta Telles, localizado na Praça Cívica.

Marcando a abertura da I Semana das Narrativas Goianas, organizada pela Biblioteca Estadual Pio Vargas, a mesa redonda será uma homenagem a três grandes escritoras goianas – Marietta Telles Machado, Ada Curado e Rosarita Fleury. Composta pelos palestrantes Miguel Jorge, Bento Fleury e Beth Fleury, estudiosos das obras das escritoras, a mediação será da professora Thaíse Monteiro.

O evento em formato presencial integra a I Semana das Narrativas Goianas, que contará, ainda, com outras atrações realizadas, entre os dias 20 e 22 de outubro, em formato online, por meio de transmissões ao vivo no canal oficial da Secult Goiás no YouTube e pelo Facebook.

Além da mesa redonda em homenagem a escritoras goianas, outro homenageado no evento de quarta-feira será o fotógrafo Hélio de Oliveira, que registrou Goiânia e o dia a dia dos governadores por mais de 40 anos, desde Pedro Ludovico Teixeira. Parte do rico acervo do fotógrafo, que é composto por mais de 100 mil fotografias, será apresentado pelo Museu da Imagem e do Som na exposição “Eu Vi Goiânia Crescer”.

Ao todo são 22 fotografias em preto e branco feitas entre as décadas de 1950 e 1970 e que contarão com descrição voltada para a política de inclusão das populações deficientes visuais como parte da iniciativa #ParaCegoVer. A exposição ficará em cartaz até 31 de dezembro na Sala Belkiss Spenziere do Museu da Imagem e do Som, com visitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

Confira a programação da I Semana das Narrativas Goianas – de 20 a 22 de outubro 

Roteiro:

20/10
8h30: Visitação à exposição – Centro Cultural Marieta Telles: a retomada para o amanhã e abertura da exposição – Hélio de Oliveira: eu vi Goiânia crescer
9h: Solenidade de Abertura
9h15: Mesa redonda – Memórias identitárias da mulher na literatura goiana: homenagem a Ada Curado, Marieta Telles e Rosarita Fleury
Palestrantes: Escritores Bento Fleury, Miguel Jorge e Beth Fleury
Mediador: Prof.ª Thaíse Monteiro

21/10
9h: Visita guiada às reservas técnicas do Museu da Imagem e do Som (MIS)
10h: Visita guiada às Unidades de Informação Biblioteca Braille, Gibiteca e Biblioteca Pio Vargas)
14h: Live: Diversidade na literatura goiana
Palestrantes: Escritoras Fátima Paraguassu e Beta Reis, e escritor Juvenal Correia
Mediadora: Prof.ª M.ª Keyla de Faria

22/10
9h: Live: Publicação de livros por Autores independentes
Palestrantes: Denise Fleury e Ronan Tadeu de Mendonça
14h Live: Escritores e ilustradores goianos na produção literária infantil
Palestrantes: Escritora Valéria Belém e escritores e ilustradores, Christie Queiroz e Poly Duarte
Mediadora: Prof.ª M.ª Keyla de Faria

Fonte: Secretaria de Cultura (Secult-GO)