As luzes de setembro no Morrinho de São João

Por Diogo Amorim da Costa

Estudante de Psicologia da Faculdade Una Catalão

 

O mês de setembro foi escolhido, em 2015, como o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A essa campanha, elaborada pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina, damos o nome de Setembro Amarelo.

 

Como estudante de Psicologia da Faculdade Una Catalão, acompanho de perto a importância de abordar a prevenção ao suicídio de forma sutil e de demonstrar apoio àqueles que estão passando por problemas emocionais. Eu tenho consciência, assim como meus colegas de profissão, de que é necessário um olhar menos estigmatizante e mais acolhedor para aqueles que estão em sofrimento.

 

Pensando nisso, o curso de Psicologia da Una elabora, frequentemente, campanhas de conscientização, cujo objetivo é demonstrar que existem pessoas que podem auxiliar nos momentos difíceis e que sempre há outra saída. Uma dessas campanhas é a iluminação do Morrinho de São João, patrimônio histórico de Catalão, em tons de amarelo, todo mês de setembro. A ação começou em 2020, para demonstrar apoio ao Setembro Amarelo.

 

A decoração surgiu de uma proposta da psicóloga e professora da Una Catalão Juliana Helmara Abreu. Em uma aula, ela desafiou a turma a realizar um evento que conscientizasse nossa cidade à campanha do Setembro Amarelo. Entre grandes ideias, pensamos: se grandes capitais iluminam seus pontos turísticos, por que não iluminar o Morrinho de São João?

 

A proposta foi idealizada por mim, Diogo Amorim da Costa, e pela aluna Gabriele Monteiro dos Santos, ambos da Una Catalão. Nós procuramos apoio e respaldo a alguns parceiros, como o vereador Cleuber José Vaz, que intercedeu junto à Prefeitura de Catalão para iluminação de tal sonho.

 

O Morrinho de São João é o principal cartão postal da cidade, para o qual os olhos dos catalanos se voltam todos os dias e todas as noites. Iluminado em amarelo, ele lembra a população que aqueles que necessitam podem e devem buscar auxílio psicológico. Afinal, é sempre importante lembrar que psicólogos e psiquiatras estão à disposição para que possamos, enquanto sociedade, encontrar novos caminhos para aqueles que já não veem luz na escuridão.

 

Embora a iluminação do morro aconteça em setembro, nós acreditamos que a prevenção ao suicídio não deve ser tratada somente no Setembro Amarelo, já que as pessoas não escolhem apenas esse mês para abdicarem das suas vidas. Nós não podemos falar sobre esse assunto de relevância pública em um único período do ano.

 

A prevenção ao suicídio deve ser uma proposta palpável, discutida todos os dias. Muitas pessoas estão doentes e precisam ser acolhidas e acompanhadas. Devemos nos lembrar que depressão NÃO escolhe faixa etária, classe social ou qualquer outro pré-requisito e que, juntos, nós podemos evitar que ocorram mais casos de suicídio.

 

Além da iluminação, vale ressaltar outras ações promovidas pelo curso de Psicologia da Una Catalão, como campanhas de conscientização e tratamento psicológico de forma gratuita na Clínica-Escola de Psicologia. Para marcar um atendimento, basta ligar para o número (64) 3441-6224. O acolhimento salva.

Texto e Fotos: Diogo Amorim da Costa