Caminhada Passos que Salvam e 1° Leilão Beneficente Direito de Viver reúne milhares de pessoas em Ouvidor

Evento mobilizou comunidade para conscientizar sobre observar sintomas do câncer infanto juvenil e assegurar tratamento eficaz da doença

Centenas de pessoas participaram neste domingo de manhã, em Ouvidor, da ‘Caminhada Passos que Salvam’, idealizada no país pelo Hospital do Câncer de Barretos e que esteve sob a coordenação do Grupo Direito de Viver e do Secretario de Saúde de Ouvidor Gedean da Silva Ribeiro. O evento é realizado para conscientizar a população sobre a importância de detectar, em estágio inicial, casos de câncer em crianças para garantir tratamento eficaz.
A concentração dos participantes da caminhada aconteceu na Praça da Estação. Os participantes usando camisas das cores laranja e verdes percorreram as principais ruas e avenidas da cidade de Ouvidor. A mobilização foi acompanhada pela Policia Militar e representantes de entidades, como o Lions Club Ouvidor, Loja Maçônica Olímpio de Miranda, Prefeitura de Ouvidor, Câmara de Ouvidor, Rotary Club Catalão, Rotary Club Catalão 1° de Novembro, Lions Club Catalão Leão do Sul, Associação Comercial e Industrial de Catalão, Coacal, empresários e profissionais liberais como médicos e advogados. Ao longo do trajeto, foram entregues panfletos com orientações sobre alertas: aos sinais e sintomas do câncer infanto juvenil e também a Campanha Novembro Azul.
“É importante que as pessoas não abandonem as camisetas da campanha, pois é importante dar sequencia ao trabalho de conscientização sobre a necessidade de prevenir casos de câncer infanto juvenil, que a informação possa ser multiplicada”, disse o secretario de saúde e coordenador da ação em Ouvidor, Gedean Ribeiro.
Na ação em Ouvidor, houve no Haras do empresário Júlio Ferreira o 1° Leilão Beneficente Direito de Viver em prol do Hospital de Câncer de Barretos com direito almoço, churrasco e musica ao vivo, numa mega estrutura organizada por inúmeros parceiros entre eles: empresários, clubes de serviços, Câmara de Vereadores na gestão do presidente Luiz Balbino e Prefeitura de Ouvidor comandada pelo prefeito Onofre Galdino Pereira Junior.
Segundo Júlio Ferreira foram apartados dezenas de lotes de bezerras, num total de 108 cabeças doadas para o Hospital do câncer de Barretos SP, na qual estamos na expectativa de realizar toda negociação e para fazermos o repasse do recurso.
Além de disseminar a informação, a “Caminhada Passos que Salvam” também possui uma ação para arrecadar fundos para o tratamento dos pacientes no Hospital de Câncer Infantojuvenil.
De acordo com o Hospital de Câncer de Barretos, o câncer infanto juvenil é a primeira causa de mortes por doença, após 1 ano de idade, até o final da adolescência. Manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos parecem sintomas comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem as crianças e os adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo.
Com o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, as chances de cura são elevadas em até 95%.
Estima-se que mais de 12 mil crianças sejam diagnosticadas com câncer no Brasil, sendo que apenas 50% receberão atendimentos. Quando isso acontece, muitos deles já chegam com a doença em estado avançado por diversos fatores, como desinformação dos pais, medo do exame e desinformação dos médicos. Além de ter a semelhança dos sinais e sintomas com patologias comuns da infância.
Há também a dificuldade dos profissionais em fechar o diagnóstico dos pacientes, o que atrasa os serviços médicos especializados, por isso, o conhecimento da oncologia pediátrica é tão importante.

FONTE: Grupo Carlos Duarte de Comunicação.