Centro Cultural Unimed recebe festival “A Arte da Palavra”, em homenagem a grandes mestres da cultura brasileira, de 2 a 5 de abril

Como parte da campanha “A Liberdade Mora em Minas”, realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), o Centro Cultural Unimed-BH recebe, de 2 a 5 de abril, a 2ª edição do festival “A Arte da Palavra”, que busca despertar e conscientizar o público sobre o valor e o poder da Palavra falada, escrita, musical e poética.

Neste ano, o projeto do Selo Karmim homenageia Ariano Suassuna, Chiquinha Gonzaga, Carlos Drummond, Adélia Prado, Pixinguinha, Ary Barroso, Luiz Gonzaga e Tom Jobim. “Todo ser humano deveria ter a oportunidade de conhecer a literatura musical e poética. Oferecemos ao público o contato com o belo e com a arte. Arte como agente transformador. Um sentimento profundo que transcende o universo por meio da Palavra musical e poética. O Festival ‘A Arte da Palavra’ é isso e muito mais”, afirma a produtora cultural Carminha Guerra, idealizadora do Selo Karmim e promotora do evento.

O festival será aberto com uma palestra sobre Ariano Suassuna, que será ministrada pela professora Maria de Lourdes Gouveia. O evento acontecerá às 20h do dia 2 de abril (terça-feira), na sala multimeios, com entrada franca.

No dia 3 de abril (quarta-feira) acontecerá um concerto comentado em homenagem à Chiquinha Gonzaga, com a presença da pianista Maria Teresa Madeira. No dia seguinte (4/4) será a vez do grupo Palavra Viva apresentar um recital de poesias de Carlos Drummond e Adélia Prado. Fechando a programação, no dia 5 de abril, Gilvan de Oliveira, Mauro Rodrigues, Eneias Xavier e convidados darão um show com repertório de Pixinguinha, Ary Barroso, Luiz Gonzaga e Tom Jobim.

As apresentações acontecerão sempre às 20h, no teatro do Centro Cultural Unimed-BH. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e 20 (meia) e podem ser comprados através da plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro, aberta das 12 às 20h.

O projeto “A Arte da Palavra” é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo de Minas, e conta com apoios culturais do Centro Cultural Unimed-BH Minas, Minas Tênis Clube, Rede Minas e Empresa Mineira de Comunicação e Rádio Inconfidência e patrocínio do Grupo Tora.

Sobre o Selo Karmim

Em agosto de 2024, o Selo Karmim completa 37 anos de existência com a realização de

várias produções musicais, da música instrumental à poesia, tanto para o público adulto quanto infantil. Idealizado pela produtora cultural Carminha Guerra, o Selo Karmim produz e promove festivais que valorizam as culturas brasileira e mineira, difundindo, de maneira democrática, a música, a arte e a poesia.

PROGRAMAÇÃO

2 de abril
20h: Palestra da professora Maria de Lourdes Gouveia sobre Ariano Suassuna – Sala multimeios/ entrada franca.

3 de abril
20h: Concerto comentado – recital da pianista Maria Teresa Madeira em homenagem à Chiquinha Gonzaga

4 de abril
20h: Recital de poesia em homenagem a Carlos Drummond e Adélia Prado com o grupo Palavra Viva, um programa de ação cultural contínua, implementado em 1994, que visa estimular o gosto pela literatura e o hábito da leitura, através da apropriação de recursos teatrais.

5 de abril
20h: Musical em homenagem a Pixinguinha, Ary Barroso, Luiz Gonzaga e Tom Jobim com Gilvan de Oliveira, Mauro Rodrigues, Eneias Xavier e convidados.

Serviço:
Festival A Arte da Palavra
Data: De 2 a 5 de abril
Local: Centro Cultural Unimed – BH
Endereço: R. da Bahia, 2.244, Lourdes, Belo Horizonte
Ingressos: Sympla
Informações: (31) 3516-1360